Notícia no Ato

População deve observar quanto a correta utilização dos Ecopontos

Descartar o lixo doméstico nas proximidades dos Ecopontos acaba gerando uma despesa maior, com o trabalho redobrado das equipes de Resíduos Sólidos da Semasa

Atualmente Lages conta com 8 Ecopontos, que são containers transformados em pontos de coleta de material reciclável e juntos são responsáveis por tirar de circulação cerca de 16 toneladas mês de “lixo” reciclável e dar o destino correto ao material.

Mas o principal problema é a má utilização desses equipamentos, já que nem sempre as pessoas descartam o seu lixo no local exato, e com isso, gera um lixo acumulado, causando um odor desagradável, agravado pelo fato do lixo atrair vetores, podendo se transformar em foco de doenças.

“Diante desse descarte inapropriado, temos feito diariamente a fiscalização, além do recolhimento que acontece duas vezes na semana”, ressalta o diretor de Resíduos Sólidos, Antônio Leandro Moro.

Responsabilidade

A secretária Taíse Paeze, da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento destaca a importância dos Ecopontos, já que auxiliam no descarte do lixo reciclável, por parte da população. “Todavia, a SEMASA reforça aos moradores a importância do descarte correto, visto que os moradores têm colocado os resíduos em frente aos ecopontos e nas imediações, e isso não pode acontecer. O material deve estar separado por tipo, e ser colocado dentro do Ecoponto, e não deixado para fora, como está acontecendo. Os cidadãos são os responsáveis pelo lixo produzido por eles mesmos”, salienta.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!