Na sexta-feira (18), a aproximação e passagem de uma frente fria associada a formação de um ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul fornece condições para temporais em Santa Catarina, não se descartando a possibilidade de tempestades severas. Estes temporais vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, iniciando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul a partir da tarde da sexta-feira (18) e avançando para as demais regiões do estado até a manhã do sábado (19). O risco para ocorrências como quedas de árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa. Chuvas pontualmente intensas também podem ser observadas, porém o risco associado a esta condição é baixo.
Confira os detalhes
Sexta-feira (18/08):
Tempo: sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva em SC, com trovoadas, a partir da tarde, devido a passagem de uma frente fria. Risco de temporais localizados, com granizo e ventania.
Temperatura: elevada durante o dia, com declínio no final do período.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sábado (19/08):
Tempo: predomínio de nuvens com chuva em SC. No decorrer do dia o tempo melhora com aberturas de sol a partir do oeste e sul do Estado, devido a chegada de uma massa de ar mais frio e seco.
Temperatura: baixa em todas as regiões.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Domingo (20/08):
Tempo: sol entre nuvens em SC. À noite condição de chuva fraca e isolada no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.
Temperatura: segue mais baixa em todas as regiões.
Vento: nordeste, fraco a moderado.