Os enxadristas da equipe Lages Xadrez Clube/FME, José Gustavo de Souza de Salles (COC-Lages) e Any Sophia da Silva Pinto (EEB Maria Quitéria), disputam, nos dias 05 e 06 de agosto, a Etapa Estadual do JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina) para atletas entre 12 e 14 anos. A competição acontece em Criciúma, reunindo os melhores enxadristas do Estado, disputando uma vaga para a fase Nacional (JEBS), que acontece no Rio de Janeiro, entre 31 de outubro e 15 de novembro.
Os enxadristas viajam acompanhados por seus Técnicos, Fabio Padilha acompanha Any Sophia e o Mestre Nacional Marco Cordeiro acompanha José Gustavo.
Para o professor Fabio, que descobriu Any Sophia para o xadrez, a experiência será muito válida:
“É uma satisfação é imensa, pois acompanho o progresso da Any a cada ano, e em breve participará do Brasileiro Escolar em Minas Gerais. Isso demonstra que o xadrez leva as pessoas a outros universos, pois o objetivo não é apenas ganhar mas sim vencer em cada etapa da vida. Agradeço muito ao Lages Xadrez Clube, ao professor Marco Cordeiro, a Direção EEB Maria Quitéria e a família da Any, que sempre apóia a enxadrista, declara o Professor Fábio, feliz com o trabalho de xadrez que sua Escola desenvolve.
José Gustavo, representante do masculino, sabe que terá adversários qualificados em Criciúma, mas garante que preparou-se o melhor que pôde e vai lutar a cada jogo: “Completo 04 anos de Xadrez, aprendi na minha Escola, onde o Xadrez é Disciplina Curricular e desde então tem sido minha rota estudar, aprimorar e progredir no xadrez, por isso vou dar o meu melhor”, ressalta José, que aos 13 anos venceu a Etapa Municipal e Micro Regional do JESC, além de ser Capitão da equipe da OLESC. Bolsista Atleta da FME-Lages, José é aluno do 7º Ano do COC-Lages e uma das referências da sala de aula: “Todos os amigos da sala o admiram, pelo seu xadrez e pela sua pessoa, disciplinado e perseverante”, afirma o Mestre Nacional Marco Cordeiro.
Em Criciúma serão 06 partidas de 90 minutos, pelo Sistema Suíço de Emparceiramento e até o momento já são mais de 30 inscritos em cada um dos naipes, sendo uma das competições mais qualificadas de Santa Catarina. A delegação embarca nessa sexta feira, 12h30 e terá a torcida da cidade inteira no sul do Estado.