Notícia no Ato

Congresso de Educação de Lages movimenta mais de 2 mil profissionais da educação

Durante a quinta e a sexta-feira da última semana, o Congresso contou com a participação de seis renomados palestrantes do cenário nacional

O XVII Congresso de Educação de Lages chegou ao fim na sexta-feira (28). O evento teve mais de 2 mil inscritos, superando o número de participantes em relação à edição do ano passado. As atividades foram transmitidas pelo Youtube da Secretaria Municipal da Educação.

Nos dois dias (quinta e sexta-feira, 27 e 28), o Congresso contou com a participação de seis renomados palestrantes do cenário nacional. Eles proporcionaram relevantes reflexões acerca da afetividade nas práticas pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem. Outras atrações, como apresentações culturais, marcaram a programação do evento.

Os conferencistas foram enfáticos ao reforçarem que os vínculos afetivos são essenciais para o desenvolvimento integral dos sujeitos. No ambiente escolar, quando tratados com afeto, as crianças e estudantes têm mais chance de se desenvolver emocional e intelectualmente. Ou seja, o afeto tem papel decisivo na aprendizagem.

“Precisamos trabalhar com emoções, afeto, vivências culturais, para poder promover uma educação integral. Sem afeto, a aprendizagem não vai acontecer”, enfatizou a Dra. Elaine Vidal, uma das palestrantes.

A diretora de Ensino da Educação Básica Municipal, a professora e Dra. Andressa Alano, avaliou que o Congresso teve excelentes repercussões, com o público interagindo com as conferencistas. Em sua avaliação, a temática do evento foi muito bem desenvolvida por todos os palestrantes, que apresentaram análises e diálogos fundamentados teoricamente.

A professora aproveitou para reforçar a importância da afetividade na formação integral dos sujeitos. “A experiência dos afetos, imprime em nossa corporeidade modos de ser, desdobra-se através das relações que construímos e estabelecemos com o Outro, num estilo de ser e estar em presença no mundo”, afirmou.

“Experiências afetivas são vivenciadas por meio das maisdiversas situações. São proporcionadas, forjadas ou acolhidas através de nossas atitudes, gestos, silêncios, afetos, razão e sensibilidade, que compõem um estilo de pensar, compreender, acolher e/ou negar o Outro”,concluiu.

O Congresso de Educação de Lages é uma realização da Prefeitura Municipal de Lages por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Texto: Adecir Morais/Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!