Notícia no Ato

Diretran realiza formatura de agentes mirins de trânsito em Lages

A Diretoria de Trânsito de Lages (Diretran) realizou no último dia 12 a devolutiva do projeto “Trânsito Seguro e Formação de Agentes de Trânsito Mirins”. A ação de educação é uma das iniciativas mais eficientes para garantir segurança no trânsito. Educar as crianças, para que cresçam e se tornem cidadãos responsáveis desde cedo, é outra iniciativa eficiente para melhorar o trânsito.

O projeto foi desenvolvido na EMEB Ondina Neves Bleyer. Levou aos estudantes do 5º ano, do Ensino Fundamental, das professoras Viviane, Gustavo e Lorita e do professor Gustavo, orientações acerca de um trânsito mais seguro e educado. A entrega dos certificados e a aula prática aconteceram na quadra da escola, onde foi montada uma pista de trânsito.

O projeto surgiu há mais de 10 anos para incentivar o aprendizado e a conscientização dos estudantes em relação ao trânsito de uma forma mais direta, envolvendo-os diretamente com a realidade dos desafios diários do trânsito. Ao longo de dois encontros em sala de aula, foram abordados temas como o comportamento do pedestre, uso da faixa de segurança, condutas a serem seguidas pelos motoristas, motociclistas, ciclistas, esclarecimentos quanto ao uso dos dispositivos de segurança para crianças (cadeirinha), uso do transporte escolar e demais orientações necessárias.

Os treinamentos foram aplicados pelos agentes de trânsito, Luis Ricardo Lehmkuhl (Gerente de Educação de Trânsito) e Roberta Cristina Lemos Starosky. Por meio das atividades e da vivência em sala de aula, os alunos adquiriram novos conhecimentos e poderão atuar como multiplicadores para mudar a realidade do trânsito.

Foram realizadas atividades práticas com os estudantes, principalmente com orientações constantes na entrada e saída das aulas pelos estudantes. Os “Agentes de Trânsito Mirins”, devidamente paramentados e acompanhados por seus instrutores, chamaram a atenção de motoristas e pedestres sobre a importância de obedecer às regras de trânsito.De acordo com a Diretora da escola Alessandra Wolinger Machado, “finalizamos o projeto com a certeza de que o aprendizado ficará marcado para sempre na vida de nossos estudantes e com a certeza de que esse aprendizado os tornará adultos mais conscientes e educados.”

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!