Na noite desta terça-feira (20), o líder comunitário Eder dos Santos de Oliveira foi empossado como vereador do Partido União Brasil na Câmara de Lages. O parlamentar assumiu a vaga destinada ao primeiro suplente da sigla, aberta pela licença de Gabriel Córdova, atual Secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Lages. A convocação de Eder se deu pela titularidade de Robertinho Roque (UB), que saiu da condição de suplente após a perda dos direitos políticos que tiraram o mandato do vereador Nei Casa Nossa (Republicanos).
Eder Santos tem 31 anos, é acadêmico de Administração, tem duas filhas (Ana Laura e Helena). Ele nasceu e foi criado no Bairro Habitação, hoje é morador do Bairro Bom Jesus, onde desenvolveu diversas ações sociais, iniciou sua trajetória de liderança comunitária e exerceu o cargo de presidente da Associação de Moradores por seis anos. Desde fevereiro de 2023 atuava como assessor no gabinete do Deputado Estadual Lucas Neves, no município de Lages.
Segundo ele, o desejo de ampliar a sua atuação e a vontade de ajudar outras comunidades de Lages, foi o que o motivou a participar do pleito eleitoral de 2020 pelo PSL, que após fusão com o DEM deram origem ao União Brasil, naquela oportunidade ele obteve 895 votos.
“Coloquei meu nome à disposição da sociedade lageana com muita vontade de colaborar com as pessoas. Assumindo a função de vereador, creio que foi a vontade de Deus. Agradeço a minha mãe, minha família e meus amigos, darei o meu melhor enquanto parlamentar”, disse o vereador Eder.