Notícia no Ato

Salas de vacinas lotadas no Dia D de vacinação contra a gripe em Lages

As doses continuarão disponíveis para o grupo prioritário nas unidades de saúde com sala de vacinas até o dia 31 de maio. No Tito Bianchini o atendimento é de segunda a quinta, das 18h às 20h

Este sábado (6 de maio), foi de imunização contra o vírus da influenza (gripe) no Dia D de vacinação. Acompanhando a campanha nacional, que teve início no dia 10 de maio, Lages contou com as salas de vacinas lotadas por pessoas do grupo prioritário que procuraram pelo imunizante.

Lages possui um público alvo de 62.905 pessoas dentro deste grupo. Até esta sexta-feira, cerca de 49% da meta havia sido imunizada. No mutirão de vacinação que aconteceu neste sábado, o movimento foi considerado muito satisfatório. De acordo com a Coordenadora de Imunização, Franciele Cesar Hoffer Costa, foram aplicadas 1.136 doses contra a influenza. “A procura foi muito boa, considerando que tivemos apenas quatro horas de campanha mais intensa”, explica.

As doses continuarão disponíveis para o grupo prioritário nas unidades de saúde com sala de vacinas até o dia 31 de maio. Também podem ser encontradas no Cresça e no Ceasm em horário de atendimento normal e no Tito Bianchini, de segunda a quinta-feira, das 18h às 20h. Após este período as vacinas serão liberadas para o público em geral, com ampla divulgação nos meios de comunicação.

Dentro do grupo prioritário estão pessoas de 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área); crianças (6 meses a 5 anos e onze meses); gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); povos indígenas; professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação); pessoas com comorbidades (apresentar atestado ou receita médica); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Imunização contra a Covid-19

Também foi grande a procura pela vacina bivalente da Covid-19, aplicada em pessoas com mais de 18 anos que conta com o esquema vacinal contra o novo coronavírus completo, seguido por um intervalo de quatro meses. “Ainda não temos este número em relatório oficial, mas nas primeiras horas já haviam sido aplicadas cerca de 250 doses da bivalente”, afirma Franciele.

Além da bivalente, também foram aplicadas primeiras doses, e segundas doses da Coronavac e da Pfizer nas pessoas que ainda não tinham sido imunizadas por completo.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!