Notícia no Ato

Manifesto em defesa das universidades comunitárias lota auditório da Uniplac


Mais de 300 estudantes compareceram ao encontro do Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias, em Lages

O quinto encontro itinerante do Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias mobilizou mais de 300 estudantes, na Uniplac, em Lages. Presidido pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) e pelo reitor anfitrião Kaio Amarante, o evento ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 13.

O fórum foi instituído pela Assembleia Legislativa para debater e propor políticas públicas que estimulem o fortalecimento deste modelo educacional genuinamente catarinense. De acordo com Napoleão, as instituições comunitárias surgiram a partir da década de 1960 com o objetivo de interiorizar o ensino superior e contribuir com o desenvolvimento social, econômico e territorial das regiões.

“Elas foram responsáveis por realizar uma primeira revolução da educação catarinense, quando permitiram que moradores mais distantes da capital pudessem fazer o ensino superior perto de suas famílias e origens. Agora, precisamos lutar por uma segunda revolução, que é possibilitar aos catarinenses mais vulneráveis a realização do sonho de cursar uma universidade de forma gratuita. Esse será um dos nossos principais focos”, afirmou o parlamentar.

Por sua vez, o reitor da Uniplac ressaltou que as universidades comunitárias, ao contrário da lógica privada, não visam lucro e cumprem importante função social. “Nós não temos um dono. Na verdade, nós temos vários donos, que são vocês e todos aqueles que participaram da construção dessa história. O que é público tem que ser mantido público, para que continue cumprindo a sua missão de ensinar, incluir, atender e levar os catarinenses aos patamares mais altos de desenvolvimento”, disse Kaio Amarante.

Durante o mês de abril, o deputado Napoleão Bernardes visitará todas as regiões do estado para divulgar a criação do fórum e ouvir as demandas da comunidade acadêmica. O sexto encontro itinerante será realizado nesta sexta-feira, dia 14, na Unidavi, em Rio do Sul.

Os trabalhos do colegiado terão continuidade pelos próximos quatro anos. Um dos temas que deverá pautar os debates no decorrer de 2023 é o Programa Faculdade Gratuita.Créditos fotos: Felipe Elias

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!