Notícia no Ato

Audiência Pública debate a atuação da Farmácia Básica de Lages


Proposta pela vereadora Elaine Moraes em parceria com a vereadora Suzana Duarte, na ocasião foram trazidos diversos questionamentos acerca das dificuldades no atendimento à população.

Com o objetivo de discutir a atuação da Farmácia Básica do município, as vereadoras Elaine Moraes e Suzana Duarte (ambas do Cidadania) propuseram ao demais representantes do Legislativo Lageano, uma Audiência Pública através do requerimento Nº 0018/2023.
O evento foi então realizado durante a noite da última quinta-feira, 30 de março, no Plenário Nereu Ramos. Para debater o assunto, compuseram a mesa:
A diretora administrativa e financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Léia Teixeira; o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Gilmar Ribeiro; o gerente de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, Maurício Juarez Ciceri; o responsável pela Farmácia Solidária da Farmácia Básica, Gilmar Gentil; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alex Marcelo Amaral. Todos os convidados explanaram sobre suas devidas áreas e responderam as questões trazidas pelos vereadores, a exemplo da ausência de profissionais farmacêuticos para compor o quadro de funcionários e atender a população, a falta de alguns medicamentos pontuais e o encaminha mento do projeto para regularizar o funcionamento da Farmácia Solidária, através da Câmara de Lages.
“É importante salientar que fizemos as devidas indagações ao poder executivo conforme as demandas que vem chegando a essa Casa Legislativa. Pedimos uma agilidade por parte do poder executivo, já que basicamente precisamos regulamentar a Farmácia Solidaria; decentralizar, levar farmácias para alguns pontos específicos do nosso município; e precisamos urgentemente de um concurso público para que tenhamos servidores para encaminhar para esses possíveis novos locais”, conclui Elaine.
A Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Desporto esteve visitando a Farmácia Básica para avaliar as necessidades do local e assim, através dos processos que lhe cabem, buscar soluções para quaisquer dificuldades que venham a enfrentar no atendimento da população.
“Eu espero que realmente os vereadores possam se fazer presente mais vezes fiscalizando e fazendo seu trabalho para que essas diretrizes apontadas hoje possam se cumprir”, afirma Gilmar Gentil.
Hoje, a Farmácia Solidária conta com apenas dois funcionários para atender a demanda de toda a população, além de catalogar os medicamentos, receber as doações, separar os remédios vencidos, entre outras atividades do local. Seu horário de funcionamento é das 08h às 17h, sem fechar para o almoço.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!