Notícia no Ato

Sessão Especial trata da saúde renal


Mês da prevenção às doenças renais reúne profissionais da saúde no Plenário Nereu Ramos

A última quarta-feira, 22, foi marcada pela Sessão Especial alusiva ao dia mundial do rim, comemorado anualmente toda segunda quinta-feira do mês de março. Em 2023, a data caiu no dia 09 e teve como tema Saúde dos Rins & Exame de Creatinina para Todos. O evento ficou ainda mais especial por ser realizado justamente no dia mundial da água, elemento vital para o combate às doenças renais.  
Proposta e presidida pela vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), a Sessão contou com representantes de diversas áreas ligadas ao tema: Gerente da policlínica municipal de saúde de Lages, Raquel Schuelter Vieira; Presidente da Associação Doce Vida de Lages, Michely Arruda Bernardelli; Assistente social e coordenadora do Grupo de Apoio aos Renais Crônicos de Lages; Jaqueline Fonseca Velho; Nefrologista da Clínica do Rim de Lages, Amanda Faria de Araújo; Presidente da Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR), Humberto Floriano Mendes, que fez sua participação através de videoconferência. Todos tiveram seu espaço de fala para realizar explanações acerca dos trabalhos realizados e também, sobre como prevenir as doenças renais.
“Levantar essa pauta em sessões como hoje é de grande importância para podermos estar levando esse conhecimento para toda a sociedade e população em geral que muitas vezes não tem acesso a essa informação, então esse espaço como o de hoje é muito importante para estarmos trabalhando a importância da prevenção e do diagnóstico da doença renal crônica”, afirma Jaqueline.
Estima-se que até o ano de 2040 a doença renal crônica possa ser a 5ª maior causa de mortes no mundo; atualmente, no Brasil, ela acomete uma a cada dez pessoas. A saúde renal é imprescindível para o bem-estar da população, por isso, os cuidados recomendados pelos especialistas são:
Tomar bastante água;
Exercícios físicos regulares;
Monitoramento dos níveis de pressão e colesterol;
Evitar tomar medicamentos sem a orientação médica;
Consultas e exames preventivos.
“A noite de hoje é na verdade uma devolutiva das ações que foram feitas durante todo o mês e continuam fazendo referência ao dia mundial do rim. As entidades fizeram uma ação super importante lá no calçadão e pensando na prevenção não só no mês de março, mas durante todo o ano é que trazemos essa sessão para a população” conclui Katsumi.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!