Notícia no Ato

Transul compra novos ônibus, mas transporte público precisa melhorar

A Transul anunciou a aquisição de mais três ônibus convencionais que passarão a incorporar a frota existente ainda neste mês de março. A compra foi realizada com recursos repassados pelo Governo Federal, para o custeio da gratuidade dos idosos ao transporte de passageiros. 

Os ônibus são dotados de tecnologias avançadas, tais como, o Agente Redutor de Líquido Automotivo (ARLA), que reduz a emissão de gases poluentes, além de conter suspensão a ar e elevador para portadores de necessidades especiais. Cada ônibus tem capacidade de lotação de até 70 passageiros sentados e em pé. 

No ano passado, a empresa adquiriu nove ônibus, sendo quatro com 12,5m de comprimento e cinco micro-ônibus modelo Senior, com 27 lugares sentados. De acordo com o diretor Humberto Arantes, além desses três que estão por chegar, o planejamento de renovação da frota será mantido, e novos ônibus vão ser adquiridos mais à frente.

A compra dos veículos é importante, mas os moradores esperam que os serviços de transporte coletivo melhorem em Lages. Há tempos, o transporte público da cidade vem sendo questionado e se tornado motivo de reclamação da população. A insatisfação é por causa da redução do número de linhas e falta de horários, principalmente nos fins de semana. A população espera que as linhas voltem ao normal.  

Outra questão é em relação aos tipos de veículos. Se o movimento de passageiros diminuiu nos últimos anos, a Transul deveria investir em ônibus menores para reduzir as despesas, não precisando recorrer a dinheiro público para se manter, como vem ocorrendo.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!