Notícia no Ato

Secretaria da Educação acolhe profissionais e entrega materiais pedagógicos aos polos de AEE


Atualmente, o sistema atende 587 crianças e estudantes com necessidades especiais
As professoras que atuam nos 18 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Sistema Público Municipal de Ensino, foram acolhidas na Secretaria Municipal da Educação de Lages.

Na ocasião, foram discutidos assuntos relativos à retomada dos encaminhamentos do ano letivo de 2023. Participaram do encontro a diretora de Ensino, as coordenadoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e a coordenadora da Educação Especial da Secretaria, professoras Andressa Alano Alves, Marenilce Rodrigues Cardoso, Lúcia Helena Matteucci e Eri Cristina dos Anjos Campos.
As salas de AEE estão localizadas em unidades de ensino municipais, por diversos bairros da cidade. O atendimento ofertado nesses espaços é destinado às crianças e estudantes públicos da educação especial da unidade escolar de origem e das demais escolas próximas. Além do AEE, o sistema municipal oferta o acompanhamento do professor de apoio à inclusão.
Além do acolhimento, durante o encontro, foram entregues kits de materiais pedagógicos a todos os polos de AEE. Cada kit contém itens como tinta guache, massa de modelar, cola, caderno, tesoura e giz de cera, entre outros. De acordo com a professora Eri, os materiais serão usados em atividades pedagógicas desenvolvidas pelo AEE e em sala de aula. A iniciativa tem por objetivo contribuir para o processo de aprendizagem e inclusão das crianças e estudantes com necessidades especiais matriculados no sistema municipal.
A entrega dos kits pedagógicos representa uma importante ação da administração municipal, pois propicia inclusão e oferece condições para que as crianças e estudantes tenham plenas condições para estudar. No ano passado, a Secretaria Municipal da Educação já havia entregado kits de jogos sensoriais nos polos de AEE. Atualmente, o sistema atende 587 crianças e estudantes com necessidades especiais.
Reuniões com representantes de entidades
A coordenação da Educação Especial da Secretaria vem realizando reuniões com entidades parceiras que atendem crianças e estudantes do sistema municipal. Os encontros têm por objetivo alinhar propostas e encaminhamentos para melhorar o atendimento das crianças e estudantes do sistema municipal em 2023. As entidades parceiras da secretaria são: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) e Associação Serrana de Deficientes Físicos (ASDF).

Textos e fotos: Adecir Morais

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!