Notícia no Ato

Prefeitura de Lages adere ao movimento global Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ODS trata-se de um pacto global pelas pessoas e pelo planeta, com foco no desenvolvimento responsável e equilibrado, que abrange mudanças no meio ambiente, na economia, no âmbito social e nas políticas públicas

A primeira reunião do Comitê dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS de Lages aconteceu nesta terça-feira (7 de fevereiro). Os trabalhos iniciaram com a representatividade de empresas e instituições engajadas no movimento e contou com a presença do prefeito em exercício, Juliano Polese. A Prefeitura de Lages tornou-se uma das entidades signatárias da ODS, representando também os dezoito municípios da região serrana.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS trata-se de um pacto global pelas pessoas e pelo planeta, com foco no desenvolvimento responsável e equilibrado, que abrange mudanças no meio ambiente, na economia, no âmbito social e nas políticas públicas. “Daremos nossa contribuição como poder público. A prefeitura conta com inúmeros projetos de sustentabilidade, alguns em parceria com as demais instituições e outros como protagonistas. Reiteramos nosso compromisso com um olhar diferenciado, multiplicando as pequenas ações e contribuindo com a cidade que queremos no futuro”, diz o prefeito em exercício, Juliano Polese.

Durante o encontro foram repassadas informações sobre o propósito da ODS, apresentados os coordenadores e como funcionará a agenda de ações e reuniões ao longo do ano. Além da prefeitura, entre as instituições engajadas na ODS Lages e cadastradas como signatários estão o Sesi, o Sesc, a Fundação Carlos Jofre do Amaral, a Associação Tramatusa, a empresa Klabin, a Polícia Militar Ambiental, o Orion Parque Tecnológico, a empresa Ambev e a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi).

A intenção é disseminar a ideia e ampliar as adesões locais, fortalecendo cada vez mais a estratégia. “Sabemos de muitas empresas e instituições que já realizam movimentos e ações em prol do meio ambiente e sustentabilidade, que podem estar engajados conosco somando esforços e juntos fazendo acontecer. Por isso o convite fica aberto a quem quiser ser um signatário e seguir nesta caminhada”, explica uma das coordenadoras, Silvia Oliveira.

Signatários são entidades, instituições, empresas ou até mesmo pessoas físicas que desenvolvem ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Temos a agenda 2030 com metas e propósitos, a fim de promover a pessoa humana, a paz, a prosperidade e o meio ambiente. São pessoas atreladas a este movimento, tanto da área privada como da área pública”, diz Silvia.

A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável é uma aliada dessas mudanças. Adotada pelos países membros na ONU em 2015, a agenda definiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para todos os países sem deixar nenhum para trás. A estratégia ODS quer incentivar a participação da sociedade, pessoas, organizações, empresas, governos, universidades. Impulsionar atitudes que levem a um mundo mais inclusivo e igualitário, capaz de superar desafios.

Existem soluções práticas para o desenvolvimento sustentável, como pensar na nova economia, garantindo trabalho digno a todos, assegurar igualdade de gênero, raça e gênero, criar alternativas para promover o crescimento com inclusão e sustentabilidade ambiental nos municípios.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!