Notícia no Ato

Deputada Luciane Carminatti articula junto ao Governo de Santa Catarina instalação de Penitenciária Industrial em Lages

Desde 2022, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), juntamente com a OAB de Lages, vem discutindo com Governo de Santa Catarina a efetivação da Penitenciária Industrial no município. O primeiro passo para que a obra seja iniciada foi dado. O governo catarinense desapropriou mais de 283.403 metros quadrados de áreas anexas ao presídio, que irão abrigar a nova estrutura prisional.

Atualmente, a penitenciaria tem capacidade para 344 detentos, no entanto há alguns anos o espaço já é insuficiente, visto que abriga mais de 500 presos. O projeto estimado em R$ 25 milhões prevê o aumento da capacidade de detentos para 600 presos e também a construção de um espaço adequado para que as empresas possam se instalar na penitenciária, bem como novas salas de aula para qualificação profissional dos detentos.

Ainda no ano passado, a deputada Luciane realizou audiências entre a Secretaria de Estado de Assuntos Prisionais e a OAB de Lages, a fim de discutir a instalação da unidade prisional industrial no município. “A penitenciária de Lages está lotada. A necessidade da ampliação é urgente e com o apoio da OAB, articulamos junto ao Governo de Santa Catarina, a mudança no estilo prisional, fazendo com que estes detentos tenham a oportunidade de se capacitar e trabalhar durante a pena”, afirma.

A deputada reafirmou que continuará acompanhando o desenrolar da obra. “O próximo passo será o lançamento da licitação para o início da nova edificação. Estaremos acompanhando e perto, junto com a OAB de Lages. Com certeza, essa é uma grande vitória da comunidade, garantindo assim mais oportunidades de uma nova vida para estes detentos e oferecendo mais segurança para a população”, destaca Luciane.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!