A falta de manutenção nas vias públicas de Lages faz com que alguns moradores tomem medidas inusitadas para tentar resolver o problema. Cansada de esperar pela prefeitura, uma moradora da Rua Carolina de Farias, no Bairro Vila Nova, decidiu, por conta própria e com dinheiro do próprio bolso, comprar uma carga de cascalho para tapar um enorme buraco em frente à sua casa. Esta via, de chão, está repleta de buracos e vem causando enormes transtornos aos moradores. Até canos da rede de água estão expostos, quão deteriorada está a via.
Esta moradora conta que, no dia que estava tapando o buraco com o cascalho que comprara, um servidor da prefeitura, com um automóvel Clio cor branca, esteve no local e disse para ela suspender a ação e retirar o material. Indignada, ela se recusou a acatar o pedido, entendendo que, já que a prefeitura não realizou a obra, tal servidor não teria nenhum direito moral para fazer tal exigência.
Outras ruas do bairro Vila Nova também se encontram em péssimas condições. É o caso da Rua Moisés Amarildo Mandes. A via está “recheada” de buracos, o que vem causando uma série de transtornos aos moradores. Nem o caminhão da coleta do lixo, que dias atrás chegou a cair numa valeta da via e precisou ser retirado por um guincho, não consegue transitar em um trecho da via. Os moradores já fizeram vários pedidos para a prefeitura resolver a situação, mas nada aconteceu até agora.
Cabe à prefeitura realizar a manutenção das vias públicas da cidade. Esse serviço não é de responsabilidade dos moradores, mas quando as ações não são realizadas por parte da administração, pode ocorrer de algum morador se indignar e agir por conta própria. O que aconteceu no bairro Vila Nova deveria ser motivo de vergonha para os gestores públicos da prefeitura de Lages.