Nesta quarta-feira (2), Dia de Finados, muitos moradores de Lages não conseguiram chegar aos cemitérios da cidade por causa da falta de transporte público. Isso porque a Transul, a única concessionária da cidade neste setor, não disponibilizou linhas de ônibus específicas com destinos aos cemitérios municipais. A empresa manteve apenas as linhas operacionais nos bairros da cidade.
Tal cenário impediu que muita gente se deslocasse aos cemitérios da cidade para homenagear seus entes queridos, principalmente os idosos e pessoas carentes, que muitas vezes não têm condições de arcar com despesas de outro tipo de transporte. Talvez seja por isso que os cemitérios registraram pouco movimento na manhã desta quarta-feira.
Por conta dessa situação, a empresa foi alvo de inúmeras reclamações de moradores nesta quarta-feira. Vários problemas relacionados ao transporte publico da cidade foram lembrados pelos moradores. As pessoas argumentaram o fato de a Transul ser a única empresa de transporte público da cidade, mas, ainda assim, não oferece um serviço de qualidade à população.
Vale lembrar que, até certo tempo atrás, a Transul recebia subsidio da Prefeitura para operar. Os valores repassados passaram de R$ 5 milhões, ou seja, ainda que o passageiro tenha que pagar passagem para se deslocar pela cidade e a prefeitura tenha repassado milhões à empresa, há várias falhas na prestação de um serviço tão essencial para a população, que é o transporte público. Alguma providência precisa ser tomada pela prefeitura.