Notícia no Ato

Udesc terá primeiros doutores em cotutela com Universidade de Coventry, no Reino Unido

Leonardo Felipe Faedo e Rovier Verdi serão os primeiros doutores em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), com dupla titulação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, e pela Universidade de Coventry, no Reino Unido.



Ambos cursaram o doutorado, simultaneamente, nos dois países, por meio de um convênio de cotutela entre as duas instituições. A cotutela é uma modalidade de cooperação internacional que permite ao estudante obter, ao mesmo, o título de doutor emitido pela Udesc e por uma instituição de ensino superior estrangeira.

No Brasil, Verdi foi orientado pelo professor Pedro Boff e Faedo, pela professora Aike Anneliese Kretzschmar. No Reino Unido, ambos tiveram a professora Júlia Wright como orientadora. As duas defesas de tese aconteceram na última semana.

Na quarta-feira, 19, Faedo defendeu a tese “Explorando a vitalidade na agricultura sustentável: a eficiência de uma abordagem multimétodo nos sistemas de produção de morango”. A apresentação aconteceu de forma híbrida, ou seja, o doutorando defendeu a tese diretamente do Reino Unido, mas parte da banca avaliadora acompanhou do Brasil, por videoconferência.

Na quinta-feira, 20, Verdi defendeu a tese “Investigando abordagens agroecológicas inovadoras para um sistema de produção de arroz mais sustentável em Santa Catarina, Brasil”. A defesa aconteceu em inglês, simultaneamente nas duas instituições e contou com a participação de professores e pesquisadores do Brasil, Reino Unido, Estados Unidos e África do Sul.

Para o pesquisador, “participar desse convênio foi uma experiencia ímpar que, com toda certeza, contribuiu muito para meu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional”, avalia Verdi. “Espero que outros estudantes de ambas as instituições também aproveitem a oportunidade de participar desse convênio, agora firmado e disponível”, diz o doutor.

“Estas defesas se constituem em um marco para universidade, no que diz respeito à internacionalização”, afirma o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, professor Fábio Nascimento da Silva. Segundo ele, em 2023, a Udesc oferecerá três bolsas de estudo, com duração de 12 meses, para a vinda de estudantes da Universidade de Coventry e três bolsas na universidade inglesa, destinadas à alunos da Udesc.

Os recursos foram obtidos por meio do Edital de Chamada Pública nº 24/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) para o Programa de Fomento a Cursos de Doutorado com Dupla Diplomação de Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!