Notícia no Ato

Horto Municipal recebe sistema de irrigação com foco na melhoria da produção de mudas

A comunidade pode ter acesso às mudas buscando-as diretamente no Horto. Também são utilizadas nas hortas comunitárias, distribuídas por diversos bairros em terrenos das Associações de Moradores e nas hortas escolares, além do projeto Cultivar

A partir de agora o Horto Municipal, localizado no bairro Guarujá e administrado pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, conta com um sistema de irrigação, suprindo as necessidades básicas e garantindo uma melhor produção das hortaliças e verduras cultivadas no local. No início desta semana o prefeito Antonio Ceron visitou o horto e conferiu in loco os novos equipamentos instalados, juntamente do secretário Thiago Cordeiro.

Os equipamentos e materiais necessários foram adquiridos com recursos próprios da Secretaria de Agricultura e Pesca e a instalação realizada pelos próprios servidores. O sistema foi instalado em setembro deste ano, em três estufas e também na parte externa do Horto, direcionado para os canteiros no cultivo direto. “A irrigação visa à melhoria na produção de mudas dentro das estufas instaladas no local, proporcionando ao ambiente um equilíbrio adequado com relação à umidade do substrato, tanto nas bandejas quanto no solo. Neste sentido há uma melhor germinação das sementes e consequentemente no desenvolvimento das plantas”, explica o secretário Thiago.

Espécies cultivadas no horto

Em 2021 foram realizados dois processos licitatórios, através dos quais foram adquiridos com recursos próprios diversas espécies para serem cultivadas no Horto Municipal: Alface lisa, Alface crespa, Alface americana, Alface Minosa, Alface roxa, Cebolinha, Cenoura, Brócolis, Salsinha,Repolho, Repolho roxo, Rúcula, Acelga, Óregano, Manjericão, Chicória lisa, Rabanete, Couve, Couve Chinesa, Manjerona, Cominho, Abobrinha e Couve-rabano.

Também são cultivadas no Horto Municipal algumas espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), como Ora-pro-nóbis, Peixinho-da-Horta e Capuchinho, além de ervas medicinais (chás). As mudas são produzidas no Horto e de lá são transferidas para as hortas escolares das unidades de educação do Município. O objetivo do projeto é instigar as crianças a conhecer e passar a consumir este tipo de planta que irá agregar valor nutricional a sua alimentação.

Como ter acesso

A comunidade lageana pode ter acesso às mudas convencionais, buscando-as diretamente no Horto Municipal. As mudas também são utilizadas nas hortas comunitárias (Colheita Feliz), distribuídas por diversos bairros em terrenos das Associações de Moradores para uso da comunidade local, além do projeto Cultivar da Secretaria da Agricultura.

Ainda em 2021 foi lançado o “Projeto Cultivar”, o qual distribui mudas de hortaliças para a comunidade na sede da Secretaria de Agricultura e Pesca todas as quintas-feiras, sendo a distribuição aberta e gratuita para toda comunidade lageana.

Somente neste projeto, de janeiro a setembro, foram distribuídas mais de 56 mil mudas. “O Projeto Cultivar também é levado para diversas ações e eventos em que a Prefeitura é parceira. E quando há demanda, são encaminhadas para o Banco de Alimentos para integrar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar”, acrescenta o secretário.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!