Notícia no Ato

Campanha de conscientização de trânsito é lançada em Lages

A Diretran e órgãos parceiros da área de segurança lançaram a campanha “Trânsito Seguro – Não beba, não corra, não mate, não morra”. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a questão do trânsito. As ações acontecem entre 18 de outubro e 31 de dezembro.

A campanha será disseminada em forma de cinco peças publicitárias como spots em veículos de comunicação de rádio, vídeos em televisão, mensagens em outdoors em pontos dinâmicos, busdoors no transporte coletivo urbano, cards para redes sociais e flyers;

De acordo com o departamento de Trânsito do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF),1.231 acidentes de trânsito e 17 mortes foram registrados nos últimos 12 meses em Lages.

Desde janeiro até agosto de 2022, foram registrados 778 acidentes de trânsito registrados na cidade e oito mortes, conforme os Boletins de Ocorrência (B.Os.) da Polícia Militar (PM). O número de mortes sobe para 18 se contabilizado o espaço de tempo de junho de 2021 até agosto deste ano.

Outro dado importante é que, conforme os dados estatísticos, a maioria dos acidentes ocorreu por falta de atenção. A maior incidência está no público masculino – 70% – e as mulheres com 30%.

No que se refere às infrações de trânsito, os dados estatísticos mostram que, do início até meados do mês de setembro deste ano, foram efetuadas mais de cinco mil notificações pela Diretran.

Uso proibido de aparelho celular na direção, falta de uso do cinto de segurança e descumprimento à norma de parada obrigatória perante o sinal vermelho em semáforo são a maioria das infrações.

Além da Diretran, a campanha conta com o apoio de parceiros, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, além do apoio de outras instituições de segurança e ordem pública, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Dados apontam que existem 123 mil veículos registrados em Lages, além daqueles emplacados em diferentes cidades, mas circulantes pelo município. A média de veículos em rodagem diariamente no perímetro urbano é de 80 a 90 mil.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!