Notícia no Ato

Rua Benedito Alves de Souza, no bairro São Pedro, será pavimentada

Investimentos de recursos financeiros públicos na ordem de R$ 228.558,15 beneficiam aproximadamente duas mil pessoas do bairro  

A ordem de serviço para a implantação de pavimentação em lajota na rua Benedito Alves de Souza, situada no bairro São Pedro, região Oeste, pelo Programa Minha Rua Melhor, foi assinada pelo prefeito Antonio Ceron nesta sexta-feira (19 de agosto), e repassada à empresa vencedora da licitação, a lageana denominada Cleneomar de Brito (Black Empreiteira de Mão de Obra), no fim da manhã da mesma data, em cerimônia prestigiada pelo secretário de Obras, João Alberto Duarte; secretário do Planejamento e Mobilidade Urbana, Gabriel Córdova de Jesus; sócio-proprietário da empreiteira, Cleneomar de Brito; secretários e executivos de pastas municipais variadas; vereadores; lideranças comunitárias, e moradores, comerciantes e prestadores de serviços beneficiados. O evento de governo aconteceu em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro, localizada na rua João Faustino dos Santos. Atualmente, a rua Benedito Alves de Souza, objeto da ordem de serviço desta sexta, é de chão batido (terra).

O início, andamento, evolução, conclusão e repasse das obras à comunidade deverão respeitar os compromissos firmados na ordem de serviço e no contrato. Portanto, delimitados 90 dias (três meses) para o término, cumprindo-se a liberação do começo dos trabalhos em conformidade com os projetos, memorial descritivo, planilhas de quantitativos/orçamentárias e cronograma físico-financeiro, mediante especificações do processo licitatório, tomada de preços e contrato entre o Poder Público e a esfera particular.

O departamento de Engenharia Civil da Secretaria de Obras será a fiscalizadora do desempenho da terceirizada. A Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana teve participação direta nesta planta de obras.

Os serviços a serem executados ao longo da extensão de 136,51 metros compreendem drenagem pluvial para escoamento das águas das chuvas e obras recorrentes; terraplanagem, e pavimentação em lajota, além de tarefas urbanísticas e sinalização de trânsito padrão e nos mesmos moldes de outras ruas, para orientação aos motoristas na condução de veículos e aos pedestres em passagens. Investimentos de recursos financeiros públicos na ordem de R$ 228.558,15.

Conforto à população. O prefeito Antonio Ceron reitera a relevância de obras deste porte em Lages. “Os residentes e comerciantes sofrem com a poeira em dias secos e com a lama em dias de chuva em frente as suas residências e estabelecimentos. A pavimentação, seja ela em asfalto, lajota ou paralelepípedo, resolve definitivamente os problemas e os transtornos provocados, pois trata-se de uma questão de saúde e mobilidade urbana. Assim, a administração pública economiza recursos em função da manutenção de ruas de terra com maquinário, pois as ruas passam a ser pavimentadas, e as regulariza em modelo, matriz e formato normatizados pela legislação. Crianças, idosos e famílias inteiras ficam satisfeitas”, caracteriza o chefe do Poder Executivo.

Uma expectativa de três décadas

Os habitantes de uma via como a Benedito Alves de Souza convivem diariamente com o desejo de ter pavimentação próximo aos seus lares. A vontade do presidente da Associação de Moradores do bairro São Pedro, o comerciante, dono de mercado, lageano Volnir Antônio Pereira do Nascimento (Vone), transparece e ecoa a aspiração da comunidade do local. “Eu moro aqui no bairro há 30 anos e nunca tinha visto tantas obras em um lugar ao mesmo tempo, é a primeira vez mesmo. ‘Show de bola’. O povo está contente. É um sonho que a gente está vendo ser realizado depois de tanto aguardar.”

O aposentado, Raimundo Rodrigues de Souza, popularmente conhecido como Ramone, desabafou, emocionado: “Eu moro na rua Sebastião da Luz dos Santos, bem perto das ruas que serão pavimentadas e sempre ouvi das pessoas, já desacreditadas, que seria difícil ‘sair’ asfalto para esses lados. Pela mão contrária, eu sempre acreditei, e hoje está a prova bem sob os nossos olhos. Resido há dez anos neste bairro e quando eu cuidava do meu sogro, idoso e acamado, eu tinha que trocar de roupas três vezes por dia por causa do pó. A gente pede que os operários sejam abençoados e que todos possam usufruir da pavimentação com saúde.”     

Quatro vias asfaltadas em favor de duas mil pessoas no bairro São Pedro e mais de 250 em toda Lages

A prefeitura, através de empresas contratadas por licitação e de recursos financeiros públicos nos âmbitos estadual (destinados pelo governo do Estado e pela linha de emendas parlamentar) e municipal, (contrapartidas) organiza e supervisiona obras em várias áreas do perímetro urbano de Lages. No bairro São Pedro, em torno de dois milhares de residentes serão agraciados com a pavimentação de quatro ruas (o total, antes de terra): Sebastião Walter de Oliveira (obras em andamento), Ricarte Pereira de Sá (obras já iniciadas), Benedito Alves de Souza (ordem de serviço entregue nesta sexta-feira – 19 de agosto) e João Faustino dos Santos, que abriga a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Bairro São Pedro (contrato com a prestadora de serviços já assinado).

Os bairros São Pedro e Várzea são os dois únicos da cidade a não possuírem Unidades Básicas de Saúde (UBSs) instaladas em vias dotadas de pavimentação apropriada – João Faustino dos Santos e Ylton Machado, respectivamente. “A rua da Unidade de Saúde do São Pedro será pavimentada, está com os trâmites normais, somente temos de analisar alguns detalhes relacionados entre os recursos/execução das obras e o período eleitoral. Superado este passo, daremos continuidade ao processo e entregaremos a ordem de serviço. Quanto à rua Ylton Machado, esta já está licitada. Estamos tocando 65 obras gerais de infraestrutura hoje em dia na cidade (Município e iniciativa privada), uma vitória conjunta e resposta aos impostos pagos pelos contribuintes”, admite o secretário de Obras, João Alberto Duarte.

A rua Adolfo Freygang, que cruza pelos bairros São Pedro e Beatriz, foi asfaltada e reurbanizada em 2020, após 40 anos de espera. Esta e as outras quatro são algumas das mais de 250 vias pavimentadas (asfaltamento e lajota) por intermédio do Programa Minha Rua Melhor, idealizado pela prefeitura.

Lages ainda conta com mais de 800 ruas de estrada de chão. O Município desenvolve obras de melhorias com cascalhamento, patrolamento e compactação; operações de drenagem pluvial, como desobstrução e instalação de tubulações, caixas de boca de lobo e galerias, e abertura de canaletas laterais, impedindo a formação de desníveis, ondulações e valetas sobre a pista. Gradualmente, limitada a recursos financeiros e a capital humano e material, a prefeitura oferta a pavimentação de novos trechos.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Ary Barbosa

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!