Notícia no Ato

Prefeitura de Lages prepara os abrigos temporários para os dias de frio intenso desta semana

O serviço de apoio é prestado sete dias por semana, 24h por dia. O telefone da equipe da abordagem social que realiza plantão é o (49) 98406-2980

Segundo alerta meteorológico da Epagri/Ciram, a chegada de um sistema de ar polar no Sul do Brasil vai derrubar as temperaturas, principalmente na Serra Catarinense. Em Lages, a Secretaria de Assistência Social irá intensificar os trabalhos de resgate e acolhimento das pessoas que vivem em situação de rua. Os abrigos temporários já estão sendo reforçados para receber estas pessoas.

O trabalho de abordagem e acolhimento é realizado em conjunto com a Defesa Civil Municipal. A equipe percorre a cidade prestando assistência às pessoas em situação de rua e as convida para irem pernoitar na casa de acolhimento temporário, preparada especialmente para recebê-los. Nos dias mais frios a procura pelo serviço de acolhimento aumenta, chegando a atender até 80 pessoas a cada noite.

O serviço de apoio é prestado sete dias por semana, 24h por dia. A comunidade pode ter um papel muito importante neste trabalho, ajudando as equipes a encontrar estas pessoas que estão precisando de um abrigo. Através do número de plantão (49) 98406-2980 é possível contatar a equipe da abordagem social, que prontamente se deslocará até o local.

A casa de acolhimento temporário da Prefeitura está localizada no bairro Centenário, oferecendo serviço de pernoite. O local presta o serviço das 17h às 7h30, todos os dias da semana. Lá, além de uma cama com cobertas e cobertores, ainda recebem banho e quatro refeições diárias. Comida nutritiva para aquecer o corpo e ter energia para encarar o frio com temperaturas negativas. Também recebem um kit higiene, com escova e creme dental, sabonete, toalha, roupas de cama, cobertores e edredom.

Atendimento no Centro Pop durante o dia

O município conta também com o serviço de Acolhimento Institucional (Acolhimento Pop), localizado na rua São Joaquim, 241, bairro Copacabana.O Centro Pop possui trabalho contínuo e permanente, durante o dia,com o acompanhamento de profissionais técnicos (psicólogos e assistentes sociais) para os encaminhamentos de saúde, documentação e busca de familiares para tentar reconstruir vínculos, na sua maioria já rompidos, além de um facilitador social e educador físico que trabalham com atividades para elevar a autoestima e o convívio comunitário.

Para quem precisar, também são fornecidos agasalhos para enfrentar o frio. Essas roupas chegam de várias formas, desde doações da comunidade, parcerias com instituições e da Campanha do Agasalho, em conjunto com a Fundação Carlos Jofre do Amaral, que teve pontos de coleta espalhados por toda cidade. “Infelizmente algumas pessoas em situação de rua não aceitam ir para nenhum dos locais, assim distribuímos cobertores para amenizar o frio”, explica a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Claudia Bassin.

Chance de neve na Serra

Terá chance de neve e geada em Santa Catarina nesta quinta-feira (18 de agosto), com início por volta das 18h, permanecendo nestas condições até sábado (20 de agosto) pela manhã.

A temperatura mínima fica próxima de 0°C e negativa na madrugada e amanhecer em boa parte das regiões, ficando entre -3°C e -6°C nas áreas mais altas do Planalto Sul. Condições de neve e chuva congelada no fim da tarde e noite de quinta-feira, em áreas do Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste, e na madrugada de sexta, especialmente no Planalto Sul.

Texto: Aline Tives

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!