Notícia no Ato

“Saúde é prioridade no meu trabalho”, afirma Lucas Neves ao falar sobre a nova ala do Hospital Tereza Ramos

Mesmo com as incertezas e desafios da pandemia da Covid-19, o trabalho de ativação da nova ala (bloco 2) do Hospital Tereza Ramos começou em agosto de 2020 com o Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Ao longo desses dois anos, ampliação de leitos e serviços, e a aquisição de novos equipamentos foram essenciais para atender as demandas da Serra Catarinense e regiões vizinhas.
Além do CTI – atualmente com 26 leitos ativos no bloco 2 e outros 10 no bloco 1 – em junho e setembro de 2021, foram abertas as enfermarias 1 e 2 que totalizam 62 leitos em pleno funcionamento com 31 destinados à atendimento oncológico. Com esses leitos ativos, o atendimento sai das demandas rotineiras e passa a diferenciar os atendimentos, como é o caso da maternidade 2, que mesmo instalado no bloco 1, possibilita o acolhimento específico para mães que tenham sofrido intercorrência na gestação, como a perda do bebê, adoção e casos de violência.


O candidato a deputado estadual Lucas Neves (Podemos) afirma que “desde 2019 a saúde foi tratada como prioridade no seu trabalho junto ao Governo do Estado”. Em recordação, o tomógrafo realocado para São José em caráter de urgência foi motivo de muitas críticas e no entanto, Lucas afirma que ainda em 2021 um novo equipamento – considerado um dos mais modernos da saúde pública em Santa Catarina – foi colocado em funcionamento no Hospital Tereza Ramos. “Enquanto os adversários batiam e criticavam, nós estávamos trabalhando para resolver a questão junto ao governo do estado”. O candidato finaliza assumindo seu compromisso com a comunidade, que atuando em uma cadeira no legislativo catarinense, a saúde continuará sendo prioridade no seu trabalho.

Em ordem cronológica a abertura de leitos no Hospital Tereza Ramos:

  • Agosto/2020 – Centro de Terapia Intensiva
  • Junho/2021 – Enfermaria 2 no bloco 2
  • Setembro/2021 – Enfermaria 1 no bloco 2
  • Abril/2022 – Maternidade 2 no bloco 1
    Em dois anos, 103 novos leitos em funcionamento

Ampliação de serviços:

  • Ampliação dos setores de almoxarifado, engenharia clínica, departamento de educação permanente e residência médica – em funcionamento no bloco 2 com mais profissionais trabalhando;
  • Contratação de novos profissionais e melhoria na estrutura física para os setores de compras, contas e faturamento, recursos humanos, arquivo médico e estatística, portaria e internamento;
  • Ainda em ampliação e contratação de profissionais: setores de comissão de controle de infecção hospitalar, núcleo de vigilância epidemiológica, unidade de oncologia, serviço de arquivo médico e estatística, patrimônio, lavanderia e assistência social;
  • Abertura da sala de simulação realística;
  • Reestruturação do Núcleo Interno de Regulação;
  • Adequação de espaço para acolhimento do Serviço da CERINTER;
  • Abertura do serviço de saúde operacional;
  • Contratação de cerca de 600 novos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos nos últimos dois anos;
  • Em fase de mudança para o bloco 2: farmácia, serviços do centro de diagnóstico por imagem e o centro cirúrgico;
  • Tramitando na Secretaria de Estado da Saúde a autorização para contratação de médicos através de pessoa jurídica para as áreas de: anestesiologia, radiologia, telemedicina e ginecologia, a fim de suprir as demandas da região.

Conheça o candidato a deputado estadual Lucas Neves:
Lucas Felipe de Melo Neves, nasceu em 26 de novembro de 1988 em Lages, Santa Catarina, no Hospital Tereza Ramos. Filho de uma dona de casa e de um comerciante, cresceu nos bairros São Miguel e Penha.
Graduado e pós-graduado em comunicação, com especialização em gestão pública e gerenciamento de cidades, Lucas atuou nos principais veículos de comunicação do estado.
Lucas foi eleito o vereador mais votado da história de Lages com 6.192 votos em 2016. Em 2018 concorreu a deputado estadual, ficando como suplente com 26.794 votos. Em 2020 concorreu ao cargo de prefeito do município de Lages, obtendo 22.691 votos. Em 2022 concorre a deputado estadual com o número 19282.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!