Notícia no Ato

Projeto “Trabalhando Juntos” forma jovens capacitados para a inserção no mercado de trabalho

Ao todo foram 38 jovens, de 14 a 22 anos, que participaram do projeto e receberam os certificados. Eles eram atendidos pela política de assistência social dos municípios de Lages e São José do Cerrito

Com o objetivo de capacitar jovens sobre as temáticas relacionadas ao mundo do trabalho, foi lançado o projeto “Trabalhando Juntos”, uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina e Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), com o apoio da Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Assistência Social. Nesta sexta-feira (12 de agosto) foi realizada a formatura dos alunos participantes dos municípios de Lages e São José do Cerrito.

O curso “Noções Básicas de Empresa e Escritório”, com carga horária de 60 horas, foi promovido através do Programa de Iniciação ao Trabalho – PIT, que é um programa que tem como intuito trazer aos adolescentes do município a realidade sobre o mundo de trabalho, além de dar a oportunidade a estes jovens de adquirir mais aprendizado teórico sobre a rotina das empresas. “Virei um entusiasta deste projeto logo quando a ideia foi lançada, pois entendemos o quanto esta iniciativa poderia trazer bons resultados e sua força no resgate social destes jovens”, declara o Promotor da Infância e Juventude da Comarca de Lages, Giancarlo Rosa Oliveira.

As aulas foram ministradas durante um mês, de 4 a 29 de julho, com palestras motivacionais diárias no auditório da Facvest. Foram trabalhados temas com relação ao mundo do trabalho, como se portar, como definir seus objetivos de vida, como alcançar seus objetivos, como construir sua imagem para o mercado de trabalho, como montar seu currículo e como se portar numa entrevista, sendo realizadas simulações de entrevistas de emprego.

Ao todo foram 38 jovens, de 14 a 22 anos, que participaram do projeto e receberam os certificados. Eles eram atendidos pela política de assistência social dos dois municípios participantes, através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “Este projeto motivou e possibilitou aos jovens que vivem em vulnerabilidade social ter acesso a conhecimentos básicos para se inserir no mercado de trabalho. Uma grande oportunidade para eles, que contaram com esta assessoria e ainda tiveram muitas empresas abrindo suas portas para eles”, comenta o secretário municipal de Assistência Social, Jean Pierre.

O projeto buscou sensibilizar e estimular empresários locais sobre a importância do reconhecimento da lei federal 10.097/2000 (lei da aprendizagem) e da inserção juvenil no mundo do trabalho, por meio do cumprimento de cota de aprendizagem, resultando assim na transformação social da região.

Algumas empresas de Lages foram chamadas com intuito de abrirem vagas que absorvam estes jovens no mercado, inicialmente como estagiários. Alguns dos jovens formados já estão trabalhando nestas empresas. “Ficamos muito felizes ao ver a realização de projetos como este, dando oportunidades de emprego aos nossos jovens. Cada vez mais precisamos estar preparados para o mercado de trabalho”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Mondadori (Joinha), presente no evento.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!