Notícia no Ato

Prefeitura de Lages realiza mutirão de castração gratuita para cães e gatos

A expectativa é de que durante o mutirão sejam realizadas em torno de 826 castrações de animais, abrangendo praticamente todos os bairros da cidade

Com o objetivo de intensificar o controle populacional de cães e gatos na cidade, neste mês de agosto está sendo realizado o mutirão de castração, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Lages, através da Gerência de Vida Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos. O prefeito Antonio Ceron visitou o local na manhã desta segunda-feira (8 de agosto) e conferiu de perto o andamento dos trabalhos.

Nesta segunda, terça e quarta-feira os procedimentos são realizados no “Castra Bus”, um ônibus preparado para este tipo de cirurgia que está estacionado no parque de exposições Conta Dinheiro. Somente no ônibus será realizado um total de 222 castrações (74 a cada dia). “A procura está muito boa, no início da tarde já tínhamos realizado o procedimento em 61 animais”, destaca a gerente de Vida Animal, Juliana Bayer Sens.

O mutirão iniciou no dia 1° de agosto. Além do Castra Bus, outros dois locais estão realizando os procedimentos; na clínica credenciada Entrevero dos Bichos (dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de agosto) e num caminhão que também estará no parque de exposições Conta Dinheiro no dia 18 de agosto. De 16 a 31 de agosto as castrações serão realizadas (nos dias úteis) no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro Tributo.

A expectativa é de que durante o mutirão sejam realizadas em torno de 826 castrações de animais, abrangendo praticamente todos os bairros da cidade. As vagas foram disponibilizadas para a população e protetores cadastrados junto ao Município. Os cadastros para participar do mutirão foram realizados nas oito unidades de Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Cada um dos oito CRAS de Lages contou com 80 vagas disponíveis, as 186 restantes foram destinadas aos protetores cadastrados. Os animais devem ter entre seis meses e oito anos e não possuírem raça definida. Foi cadastrado somente um animal por família.

Texto: Aline Tives/Fotos: Ary Barbosa de Jesus

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!