Notícia no Ato

Seminário abordará os desafios das empresas para a sustentabilidade do turismo

“Atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem também às suas”. É neste enfoque de sustentabilidade que acontece a partir das 14:00 desta terça-feira, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Seminário Selo Serra Catarinense Sustentável.


O lançamento do Selo à imprensa aconteceu semana passada no Mercado Público, onde foi exibido um vídeo e apresentadas as diretrizes do programa. O que buscam identificar as consultorias do programa, são atividades que satisfaçam as necessidades dos visitantes e as necessidades socioeconômicas da região.
São considerados também, os aspectos culturais, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica. E sobre esses temas, serão realizadas três palestras durante o seminário. Os especialistas Luiz Antônio dos Santos de Freitas, José Fernandes e Rafael Sittoni Goelzer, apresentarão Casos de Sustentabilidade das Empresas.
Com enfoques diferentes, os palestrantes abordarão os Desafios das Empresas e Destinos para a Sustentabilidade do Turismo na Região. Segundo Ana Vieira, assessora de turismo da Amures, mais de 60 inscrições estavam confirmadas até a manhã desta segunda-feira.
“A expectativa é a melhor possível, pois estamos identificando boas práticas com atitude, ética, crescimento econômico, respeito ao meio ambiente. Importante dize que, essas empresas buscam se consolidar não só do ponto de vista da exigência do mercado, mas, sobretudo, pela responsabilidade em contribuir para a preservação do planeta”, explica Ana Vieira.
A meta é cadastrar 70 equipamentos turísticos com perfil para o programa. Cada empreendimento tem de se enquadrar nos critérios de práticas de responsabilidade ambiental, sociocultural, econômica e de política institucional. O programa está sendo viabilizado através de emenda da deputada Carmen Zanotto que destinou R$ 300 mil.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!