Notícia no Ato

Santa Catarina quer reduzir atendimentos presenciais nos Ciretrans

Ao longo dos próximos 30 dias, os interessados precisam preencher o formulário disponível na página do Nidus na internet e cadastrar suas propostas inovadoras

O Departamento de Trânsito de SC e o Nidus, Laboratório de Inovação do Governo do Estado, lançaram nesta terça-feira, 26, o edital para empresas e startups apresentarem soluções que ajudem a mapear as razões que levam os cidadãos a não utilizarem os serviços digitais, e a implementar projetos e processos que mitiguem ou resolvam as razões mapeadas, buscando reduzir os deslocamentos do cidadão até uma unidade física do Detran.

Ao longo dos próximos 30 dias, os interessados precisam preencher o formulário disponível na página do Nidus na internet e cadastrar suas propostas inovadoras. As melhores serão analisadas e podendo ter uma etapa de sandbox (testes das soluções) antes de ser feito um termo de referência para a aquisição do produto ou serviço.

O principal objetivo da ação é saber se o problema é causado pelo fato de uma parcela da população não possuir acesso (computador, celular, impressora ou internet), falta de conhecimento, dificuldade para utilizar os serviços digitais ou, até mesmo, receio quanto à legitimidade dos documentos emitidos online.

Além dessas questões, há situações em que o Detran obriga os usuários a resolverem pendências presencialmente. É o caso de comunicação de retirada da CNH, por exemplo. Porém, hoje não há dados qualitativos ou quantitativos que ajudem o Detran a entender os motivos que levam os cidadãos a recorrer ao atendimento presencial.

A ideia de lançar o desafio surgiu com a iniciativa do Nuproj (Núcleo de Projetos do Detran) que, após entender a realidade complexa desse problema, procurou o Laboratório de Inovação para auxiliá-lo. Nidus e Detran assinaram um termo de adesão e de cooperação técnica para mapear o desafio e entender as possibilidades de uma solução.

Podem participar empresas, negócios de impacto, entidades privadas sem fins lucrativos, instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICTs) públicas e privadas, cidadãos brasileiros e estrangeiros em situação regular no país, a partir de 18 anos, individualmente ou em grupo. Basta que as empresas e startups acessem o site do Nidus na aba “desafios” e cadastrem a solução.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!