Notícia no Ato

Acessibilidade em Lages foi pauta da reunião da diretoria da ACIL

Considerada um dos principais desafios das cidades, a acessibilidade foi debatida na reunião da Associação Empresarial de Lages realizada na segunda-feira, 11 de julho, e que contou com a participação de Volsiú Waltrick, gerente de Acessibilidade da Secretaria de Planejamento e Obras de Lages.

O gerente de acessibilidade apresentou aos empresários uma cartilha que traz assuntos sobre acessibilidade, direitos e inclusão social das pessoas com deficiência. Este material traz as definições do que é e quais os tipos de deficiência, que podem ser como físico-motoras, auditivas, sensoriais, visual, intelectual e múltiplas. A cartilha também apresenta as barreiras encontradas por este público que dificultam ou impedem a realização de atividades desejadas de forma independente.

Para tornar a cidade acessível para todos é necessário remover obstáculos nas calçadas que obstruam a mobilidade das pessoas; oferecer vias de circulação adequadas e construir rampas de acesso; equipar calçadas e edifícios públicos com piso tátil; adaptar balcões de atendimento para pessoas que precisem ficar sentadas e as de baixa estatura.

Em dezembro de 2021, foi aprovada a Lei n° 4549, que define o padrão da edificação de calçadas e passeios, estabelecem normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade em Lages.

A cartilha digital está disponível no site da prefeitura (lages.sc.gov.br) e na forma impressa pode ser retirada na ACIL.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!