Notícia no Ato

Junho Vermelho foi tema de sessão especial do Legislativo Lageano

O mês de junho é dedicado a fortalecer a campanha de doação de sangue no mundo. Em Lages não é diferente, por conta disso, a Câmara Municipal promoveu uma sessão especial alusiva ao Junho Vermelho, que foi proposta pela vereadora Suzana Duarte (Cidadania) e realizada no dia 30 de junho, no Plenário Nereu Ramos.

A reunião teve início com a exibição de um audiovisual produzido pela equipe da TV Câmara Lages, o qual mostrou uma visita das vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher ao Hemosc para conhecer a estrutura do local, a equipe de trabalho e reforçar a importância da doação de sangue. “Sabemos que o sangue é responsável por transportar importantes substâncias para o funcionamento do organismo. Ele concentra quase todas as defesas do sistema imunológico do nosso corpo. Por isso, é importante doarmos sangue e essa doação pode salvar muitas vidas. É muito simples, fácil, rápido e não dói”, destacou Suzana, que também doou sangue na v isita.

Lages e região possuem mais de 25 mil pessoas cadastradas para a doação. Quem também faz parte desse grupo é o servidor público da Câmara Municipal, Anildo Lopes. Ele conta que quem trabalha no Hemosc – da recepção à coleta de sangue, passando pelas senhoras da cozinha – acolhe a todos com carinho e dão o máximo para que mais pessoas façam doações. Ele se disse gratificado pelo fato de que sua doação poder salvar até quatro vidas.

“Possuímos em torno de cinco litros de sangue no nosso corpo e a doação é de 450ml, então não faz diferença no nosso organismo, não se corre risco de passar mal, não dói, é muito tranquilo. Vamos fazer a doação, não só em junho, mas no ano inteiro. Lages é cortado por duas BR’s, temos muito acidentes e não faltam pessoas que precisam de sangue. São alguns minutos que você tira do teu tempo para fazer a diferença na vida de uma pessoa”, conta Anildo, que citou benefícios que o doador têm como a isenção do pagamento das taxas de concursos públicos e o direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos, a exemplo da Festa Nacional do Pinhão.

Hemosc Lages completa 28 anos em 2022

A unidade Lages do Hemosc foi a primeira instalada fora da capital e completa 28 anos de atuação em 2022. Além de atender a demanda local e da região, é a que mais contribui com a rede de hemocentros em Santa Catarina, junto às unidades de Florianópolis, Chapecó, Joaçaba, Blumenau, Criciúma e Joinville.

“É com muito orgulho que dizemos que somos uma hemorrede que prima pela qualidade, pelo bom atendimento e que atua com a ideia de que somos um elo que une a boa ação da doação ao paciente que precisa do sangue para sobreviver. Esse trabalho só existe por causa do doador e quem faz a doação de sangue realiza um verdadeiro ato de amor e de salvar vidas”, define o gerente administrativo do Hemosc, Mauricio Felix Hermes.

Além disso, Lages é um dos poucos municípios no Brasil que tem um dia municipal do doador de sangue, instituído através da lei 3696/2010, proposta na Câmara pela então vereadora Neusa Zangelini (PP) e sancionada pelo prefeito Renatinho. A data é celebrada na segunda quinta-feira do mês de junho e são homenageados pelo Hemosc com o certificado “Amigo do Doador” os homens que completam ao menos 35 doações e as mulheres com 25 doações ou mais. Neste ano, 30 pessoas foram agraciadas com o referido título.

Coordenadora da captação de doadores, Jady Mabília comemorou o fato de que o Hemosc Lages atingiu 1.250 novos cadastros de candidatos a doação de sangue em junho. Ela agradeceu aos doadores, ao trabalho de seus colegas e a parceria de empresas, da imprensa e do poder público na divulgação das ações de conscientização. “Encerramos esse mês com um saldo positivo, mas precisamos mantê-lo nos próximos meses. Cada pessoa pode ser um multiplicador dessa ideia. Mesmo quem não pode doar, pode incentivar alguém a praticar esse ato de amor ao próximo”, explica.

Jady reforçou que os homens podem doar sangue de dois em dois meses e as mulheres a cada três meses. Para mais informações, as pessoas podem procurar pelo Instagram ou pelo WhatsApp (49) 3289-7015. Para a doação, é recomendável o agendamento pelos telefones (49) 3289-7000 ou 3289-7011 ou no site do Hemosc. A unidade Lages fica situada no Centro, ao lado da Policlínica e do antigo Pronto Socorro Tito Bianchini. O horário de atendimento é das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30, de segunda a sexta, e em dois sábados do mês no período da manhã.

Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages).

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!