Notícia no Ato

Projeto Ambiental busca separação adequada dos resíduos sólidos

Objetivo principal é evitar que o Aterro Sanitário recebe materiais recicláveis e, sobretudo, resíduos orgânicos que podem muito bem ser reaproveitados para a mini compostagem de hortas caseiras e comunitárias

A secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura de Lages, desenvolve projeto piloto de “Separação Acompanhada” do lixo em cinco comunidades. O objetivo desta ação ambiental é promover e conscientizar sobre a necessidade de se separar os resíduos orgânicos dos resíduos sólidos e que podem ser recicláveis. Com isso, os resíduos orgânicos, restos dos alimentos preparados e consumidos pelos moradores, são destinados à compostagem.

Esse projeto piloto deriva do Programa Lixo Orgânico Zero, desenvolvido pela Prefeitura de Lages e CAV UDESC, e envolve, experimentalmente, moradores dos bairros São Paulo e São Francisco, Vila Comboni e dos condomínios Tozzo e Pedro Filomeno.

A coordenadora desta ação, Sílvia Oliveira, explica que as comunidades envolvidas estão sendo preparadas para o engajamento no projeto piloto já desde o mês de maio. “Inicialmente nos reunimos com diretores das associações de moradores e demais lideranças comunitárias, depois, em junho, conversamos diretamente com moradores e agora em julho estamos fazendo a entrega dos primeiros kits necessários para se efetuar a separação do lixo”, falou Sílvia.

Cada kit, a ser entregue para as famílias residentes, é formado por cinco sacos plásticos e um balde, este para o recolhimento de sobras orgânicas da cozinha para a devida compostagem.

Na sexta-feira (1º de julho) ocorreu a entrega desses kits durante solenidade realizada no Centro Ambiental, com a participação de lideranças comunitárias, diretores de unidades educacionais, a presença do secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues, e membros coordenadores do Programa Lixo Orgânico Zero.

O projeto piloto será desenvolvido de julho a dezembro de 2022, com entrega dos kits sempre no dia 1º de cada mês. “As famílias receberão sacos plásticos para recolherem materiais recicláveis (secos e limpos) e um baldinho para separar as sobras orgânicas da cozinha. Os moradores precisam utilizar os sacos plásticos de forma adequada para continuarem recebendo-os no período seguinte”, explica a coordenadora do Programa Lixo Orgânico Zero.

A ação ambiental “Separação Acompanhada” busca enfatizar sobre a responsabilidade compartilhada, com objetivo de “um meio ambiente mais sustentável para todos e uma cidade mais limpa e organizada”. Ou seja, conscientizar a população de que “todos fazem parte da solução para o problema do lixo”.

Os recicláveis recolhidos durante o projeto piloto “Separação Acompanhada”, pelos moradores das cinco comunidades envolvidas, serão destinados à cooperativa de catadores.

Lixo Reciclável

O secretário Delfes Rodrigues disse que em 2021, foram recolhidos no interior do município cerca de 400 toneladas de lixo. “O que se constata é que lixo é muito pouco, enquanto que o volume de materiais recicláveis é muito grande. E se não fizermos um trabalho efetivo para conscientizar a população, para a separação adequada dos resíduos, boa parte dos recicláveis acaba indo, indevidamente, para o aterro sanitário”, disse o secretário.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!