Notícia no Ato

Curso da Assistência Social capacita profissionais e comunidade na preparação de alimentos

O objetivo é capacitar estas pessoas para a preparação de conserva de frutas, hortaliças e temperos, além de estimular a ter uma renda extra com a produção e venda destes produtos

A Secretaria de Assistência Social e Habitação, através do Banco de Alimentos – da Prefeitura de Lages – em parceria com o Senar/Faesc e Vigilância Sanitária do Município, está promovendo uma oficina para o aprendizado de conserva de frutas, hortaliças e temperos. O curso aconteceu nesta quinta e sexta-feira (23 e 24 de junho), na sede do próprio Banco de Alimentos.

Ao todo foram ofertadas 12 vagas para usuários dos Centros de Referência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e servidores da Secretaria de Assistência Social que estão ligados à produção de alimentos. “Nosso intuito é multiplicar o curso com colegas da cozinha e padaria do Município. Para julho teremos outra oficina, desta vez tendo como tema os derivados de leite”, conta a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social, Beatriz Josefina Paggi.

O objetivo é capacitar estas pessoas para a preparação de conserva de frutas, hortaliças e temperos seguindo as normativas que norteiam as boas práticas de manipulação de alimentos e possibilitar conhecimento adquirido em uma forma de renda extra.

Os participantes aprenderam na prática a preparar, acondicionar, lacrar, conservar, congelar e descongelar alimentos prontos. Também foi possibilitada a obtenção de conhecimentos sobre as boas práticas de manipulação e segurança alimentar, além de manter a organização da cozinha, visando à higiene do local de trabalho e dos utensílios.

A partir desta experiência, foi promovido o incremento na alimentação familiar dos usuários dos CRAS e CREAS, e também os estimulou a obter uma renda extra com a produção e venda destes produtos. Ao final do curso será expedido certificado aos participantes.

Texto: Aline Tives

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!