Notícia no Ato

Secretaria da Saúde de Lages desenvolve projeto para implantação da lei de insalubridade aos profissionais de saúde do município

Empresa de medicina do trabalho foi contratada para concluir o projeto

A Secretaria de Saúde de Lages contratou uma empresa especializada em medicina do trabalho para desenvolver o Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Gerenciamento de Riscos e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O objetivo é elaborar um projeto de forma técnica para a lei da insalubridade aos profissionais de saúde.

A primeira etapa do estudo foi elaborada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a FIESC/SESI. O contrato licitado no momento é para a última etapa e foi firmado por 90 dias a contar da data de assinatura do documento.

Segundo o secretário de Saúde, Claiton Camargo, faz 15 anos que se fala da implantação da lei, mas o projeto nunca saiu do papel. “Quero elaborar a lei de forma técnica. Tenho o compromisso de fazer e ampliar da forma correta com todos os estudos, nada mais justo”, disse.

Manifestação na UPA 24h

Sobre a manifestação dos profissionais de saúde na frente da UPA 24h, a Secretaria entende o ato, pois a insalubridade está sendo trabalhada para implantação. “Salários e melhores condições são reivindicações, também fazem parte do pleito. Como funcionário efetivo, jamais vou ver uma manifestação “limpa” de forma negativa, como foi a intenção dessa, pois entendo a alta demanda, o cansaço e as dificuldades que temos”, concluiu. 

Texto: Natasha Monteiro

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!