Notícia no Ato

Mês do Meio Ambiente disponibiliza oficinas para alunos de Lages

A programação do Mês do Meio Ambiente segue até o dia 30 de junho, e para mais informações das atividades os interessados podem acessar as redes sociais da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura de Lages

O Mês do Meio Ambiente que iniciou no dia 1º de junho, teve nesta semana mais uma atividade em parceria com o Departamento de Engenharia Florestal da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professores e acadêmicos do curso receberam alunos do 9º ano da Escola Rubens de Arruda Ramos.

A oficina de Botânica, desenvolvida pela professora Roseli Lopes da Costa Bortoluzzi, mostrou para os alunos as bases para a montagem de um herbário, como secagem e identificação das espécies vegetais. Os alunos também conheceram o herbário virtual e físico da Universidade, que contempla mais de 7.000 espécies da flora.

Outra oficina que os alunos participaram foi no Viveiro Florestal, onde o professor Marcio Carlos Navroski, apresentou ao grupo de estudantes os viveiros de produção de mudas, comentou sobre a importância da conservação, e de espécies nativas. Nessa oficina os alunos preparam substrato, conheceram algumas sementes e fizeram o plantio de mudas, conhecendo na prática o processo de produção.

Para o coordenador do curso de Engenharia Florestal, professor Marcos Nicoletti, essa parceria entre a escola e a Universidade é muito importante, e participar da programação do Mês do Meio Ambiente é uma forma de divulgar e devolver junto com a sociedade os projetos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos na UDESC.

Essa foi a segunda atividade esse mês em parceria com o curso, nos dias 9 e 10 de junho a professora Maria Raquel Kanieski, desenvolveu a oficina e levou seu conhecimento sobre arborização urbana e poda de árvores para os servidores da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, EPAGRI, e para demais pessoas interessadas no tema.

A programação do Mês do Meio Ambiente segue até o dia 30 de junho, e para mais informações das atividades os interessados podem acessar as redes sociais da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura de Lages.

Texto: Michelle Pelozatto/Fotos: Michelle Pelozatto e Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!