“Clima” esquenta, Recanto do Pinhão lota no feriado e chuva adia programação desta sexta para a tarde no antepenúltimo dia de roteiro cultural

Calor invadiu o centro de Lages no feriado de Corpus Christi e deixou todos à vontade para dançar, sorrir, comer e beber sem olhar para o relógio

O tradicionalismo é marca registrada de Lages, e no 15º dia do caderno de programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim, o modo de vida campesino e rústico, os costumes e o folclore são rebuscados. No feriado de Corpus Christi (quinta-feira, 16 de junho), com temperaturas elevadas até 22ºC de dia, o público prestigiou, em massa, as apresentações no palco artístico-cultural do Calçadão da Praça João Costa, no centro da cidade.

Esta sexta-feira (17 de junho) deverá ter temperaturas variáveis entre 12ºC e 18ºC e tempo chuvoso. Em decorrência da chuva da manhã desta sexta-feira, a equipe da Fundação Cultural de Lages (FCL), organizadora do Recanto do Pinhão, decidiu transferir a agenda do período matutino para a tarde, por questões de segurança para músicos, artistas e público, pela interferência meteorológica. As exibições deverão ter princípio às 13h. Caso a chuva permaneça insistentemente e com aumento de volume, nova providência será tomada.

No Recanto do Pinhão, 116 atrações musicais e de dança locais, regionais, estaduais e nacionais, dos compassos de sertanejo, tradicionalismo e nativismo, dentre tantos, com milhares de espectadores ao longo de 17 dias – 3 a 19 de junho, e boxes de gastronomia típica à base da semente pinhão e bebidas quentes, artesanato e arte literária. O comércio varejista funciona em horário especial para agradar lageanos e turistas, igualmente a restaurantes, lanchonetes, cafeterias, bares, pubs e a rede hoteleira, que segue com a capacidade de hospedagem lotada. As lojas irão funcionar neste dia 17 de junho (sexta-feira), até as 20h, e 18 de junho (sábado), das 9h às 18h. Supermercados, Serra Shopping e Lages Garden Shopping poderão abrir em horário normal.

Na véspera de fim de semana, os dois últimos dias de Recanto do Pinhão e da 32ª Festa Nacional do Pinhão, oito performances serão acompanhadas por lageanos e turistas nacionais e do exterior do Brasil – sexta-feira (17 de junho), nesta sequência: Patrik Pass, Franciele Souza, Explosão Serrana, Us Guri do Bailão, Leander Sá, Apresentações Artísticas Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tauras da Serra, Éder Goulart e Paulinho Guazzelli e Amigos. Uma hora para cada. A última será às 20h.

Entre os shows da categoria gaúcha nesta sexta-feira (17 de junho), a de origem lageana, Franciele Souza Blugoslawski e Grupo. A proposta da cantora e violonista, Franciele Souza Blugoslawski, e músicos de violão, acordeon e bateria, foi dividir com a plateia letras de músicas gaúchas e nativistas, como a versão de Batendo Água, O Vento e Um Pito, Meus Amores, A Porteira do Tempo e Missioneiro.

A garota de 24 anos já se apresentou no Recanto do Pinhão Aracy Paim em episódios anteriores e em outros eventos da prefeitura, a exemplo de sua estreia no Natal Felicidade – Um Doce Natal, em 2021. “O Recanto do Pinhão é uma verdadeira vitrine de talentos. Nós, artistas, devemos aproveitar este espaço para lançarmos composições, canções, trabalhos, enfim, obras que nos tornam reconhecidos e cada vez mais respeitados”, acredita Franciele Souza.

O Paulinho da gaita

Figura que não falta aos eventos públicos culturais e sociais promovidos pela prefeitura de Lages, incluindo o Natal Felicidade, é o tradicionalista Paulinho Guazzelli, que mostrou o show Natal em Família no ano de 2021 – Paulinho Guazzelli e Amigos. Inconfundível pelo seu sorriso largo, bom humor e destreza no acordeon, o intérprete geralmente está nos palcos acompanhado pela sua banda, formada pelos integrantes Nilson Ribeiro (baixo e voz), Lenilson Maia (violão e voz), Alexandre Branco (guitarra, teclado e voz), Fabricio Souza (acordeon) e Fabiano Ribeiro (bateria), com participação especial da cantora e tecladista, Cássia Sâmeli, e da cantora nativista e violonista, Franciele Souza Blugoslawski.

O Recanto do Pinhão Aracy Paim 2022 é promovido pela prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Cultural (FCL) e secretarias municipais, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, colaboração da Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros Militar, e tem patrocínio das lojas Koerich, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Supermercados Myatã, Grupo Chel SevenWiatec Eletricidade e Automação Industrial, Léia Salão, Planeta, Arezzo, Muvuka, Cambirela Hotel, Benski Consórcios & Investimentos e HS Consórcios.

Sábado e domingo com 15 atrações

Os dois últimos dias do calendário de shows do Recanto do Pinhão Aracy Paim reservam 15 exposições para sábado (18 de junho) e domingo (19 de junho). Prossegue o planejamento.

Recanto do Pinhão Aracy Paim neste sábado (18 de junho):

10h – Apresentações Artísticas CTG Barbicacho Colorado

11h – Trança de Cordas

14h – Banda Anjos de Plantão

15h – Jones Andrei Vieira

16h – Apresentações Artísticas CTG Anita Garibaldi

17h – Kevin e Wesley

18h – Trinnca

19h30min – Edson Brito e Grupo Campanha

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Ary Barbosa

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!