Notícia no Ato

Turismo: roteiro histórico na Coxilha Rica

O pesquisador e historiador Paulo Victor, do Rio de Janeiro, retornou a Lages, após sua expedição histórica em fevereiro 2021, onde seus vídeos alcançaram 2 milhões de visualizações

Ano passado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Prefeitura de Lages, foi parceira na expedição histórica na Coxilha Rica, percorrendo as Fazendas São João (1800), Cajuru, (1865), São José da Boa Vista (1920), Tijolinho (1915), Fazenda Estrela (1913), além dos corredores do Caminho das Tropas, igrejas históricas e cemitérios centenários.

O passeio turístico aconteceu entre os dias 10 e 12 de junho, na Coxilha Rica, com turistas de São Paulo, da região Nordeste do país, Paraná e Amazonas. O historiador Paulo conta com mais de 160.000 seguidores em suas redes e no YouTube com 254 mil inscritos. Ele foi o coordenador do passeio, ressaltando toda a riquíssima história cultural, entre as Fazendas Centenárias da Coxilha.

O fundador do Projeto Fazendas Antigas, Paulo Victor salienta que “está muito feliz com a concretização do primeiro passeio. Este é um projeto que se torna mais produto turístico para a Serra Catarinense. Ele enaltece a tradição e história dos Tropeiros, Anita Garibaldi e Guerra dos Farrapos”. Ainda segundo ele: “não se pode falar do desenvolvimento do Sul do país, sem citar o caminho das tropas, que desbravou novos caminhos para progresso”.

O secretário municipal Álvaro Joinha Mondadori destaca que são ações de captar novas operadoras e que irão impulsionar o movimento de novos turistas nos atrativos, proporcionando novas conexões de desenvolvimento, unindo história, cultura e gastronomia.

Paulo Victor também visitou a exposição Lages 250 anos, no Casarão Juca Antunes. Na oportunidade foi presenteado pelo historiador Fabiano Teixeira com o exemplar do livro Casa do Planalto Catarinense.

Texto: Henrique Beling

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!