Em duas moções legislativas remetidas à direção do Presídio Masculino de Lages, o vereador Nei Casa Nossa aplaude a corporação pelos relevantes serviços prestados a toda população e, em especial, às enfermeiras Tayna Moreira Ribeiro e Gabriela Duarte Faedo e ao policial penal Jaison Ribeiro da Luz pela agilidade no atendimento de um acidente de trânsito ocorrido em novembro de 2021, próximo à Uniplac.
A matéria de número 178/22 relata que o policial e as enfermeiras acima citadas estavam atendendo a uma diligência com a viatura quando ocorreu o acidente. Imediatamente, fizeram a contenção da via e realizaram os primeiros socorros à vítima, a qual poderia ter sofrido danos maiores se não tivesse sido atendida pela equipe. “Essa moção de aplausos faz reconhecer a elevada importância desses, que além de atribuir enorme valor aos que estão no processo de reeducação social, ainda colaboram com a população em geral”, destaca o proponente.
Já a moção 181/22 estende os cumprimentos a toda a corporação, em nome do diretor Gilberto Vieira dos Santos. Com a edição da Emenda Constitucional 104/2019, a polícia penal foi reconhecida como órgão de segurança pública. Ela faz a custódia do preso, presta assistências variadas, cuida da disciplina, mantém a ordem, executa os benefícios processuais, garante o trabalho interno e externo, executa transferência e recambiamento de presos, realiza gerenciamento de crises, promove audiências, visitas, banho de sol, além de cumprir determinações da Vara de Execuções Penais.
Acesse os documentos originais: ML 178/2022 e ML 181/2022.