Notícia no Ato

Secretaria Municipal da Saúde alertapara o volume de Atendimentos da UPA 24h de Lages

No último mês, a UPA 24h e as Unidades de Saúde estão recebendo um volume anormal de pessoas procurando por atendimento, seja por urgência ou emergência, até mesmo para casos não urgentes, troca de receitas ou atestados.

Para se ter uma ideia, a UPA 24h, nos últimos 15 dias, com a volta dos atendimentos pediátricos, teve um aumento de 24% nos seus atendimentos, passando de 393 atendimentos médios por dia em abril, para 488 atendimentos médios por dia em maio.

Além disso, 85% dos atendimentos na UPA não são urgentes, são considerados classificação de risco na cor verde, ou seja, são atendimentos que não precisariam estar na porta da UPA.

Considerando a habilitação da UPA de Lages perante o Ministério da Saúde, ela deveria ter somente 3 médicos por período e estar atendendo no máximo 7 mil pacientes por mês, e a realidade é outra: a UPA possui 7 médicos no período diurno atualmente, 6 à noite e 4 de madrugada, e além disso, atendeu em abril, 11.791 pessoas.

Em maio, com 12 dias de funcionamento, a UPA já atendeu 6.343 pessoas. Neste ritmo, com a volta dos atendimentos pediátricos, a projeção é de passar de 16 mil atendimentos até o final do mês.

Além disso, os dados demonstram que a população tem procurado o serviço da UPA no mesmo horário, no período da tarde, onde o movimento é de cerca de 200 pessoas. Comparado com o período da manhã, o número de atendimentos à tarde, é 17% menor. E à noite, 20% menor.

Ressalta-se que a UPA é 24h, e atende em todos os períodos: manhã, tarde e noite. Para a população que procura o serviço para atendimentos não urgentes, a orientação e pedido é que busquem horários alternativos, com o da manhã e à noite.

Como já demonstrado, a UPA de Lages vem atendendo acima do que o sugerido pelo Ministério da Saúde, levando atendimento em saúde para mais pessoas do que a sua habilitação preconiza atualmente.

A Secretaria Municipal da Saúde pede a colaboração e compreensão da população, para que caso necessite de atendimento e não tenha consulta previamente agendada, procure a sua Unidade de Saúde no horário de estratificação de risco (08h às 10h), e evite horários de pico da UPA 24h.

Para sintomas gripais, Lages conta com a Tele Triagem do Saúde na Mão Lages, com ligações gratuitas e ilimitadas no 0800 444 3355. Neste número, a população poderá ter acesso a um profissional da saúde, que fará o atendimento e direcionará esta pessoa ao serviço adequado.

 A colaboração da população ajudará a aliviar a demanda exacerbada, possibilitando um rápido e melhor atendimento, que é o objetivo tanto da Secretaria da Saúde, quanto da comunidade.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!