Notícia no Ato

Órgãos estaduais voltam a discutir sobre a implantação do Projeto Biometria Única em Santa Catarina

A implantação do projeto Biometria Única em Santa Catarina foi tema da reunião organizada pela Polícia Científica e a Coordenadoria do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP na tarde desta quinta-feira, 12, que contou com a presença de representantes de diversos órgãos do Governo do Estado. Segundo o diretor de Identificação da Polícia Científica, perito Fernando Luiz de Souza, a ideia é que todos os cidadãos com carteira de identidade emitida no estado possam se identificar perante os órgãos públicos utilizando apenas a sua impressão digital.

As funcionalidades são muitas e envolvem as mais diversas áreas de atuação do serviço público. Na rede de ensino, por exemplo, a biometria poderia facilitar o controle de entrada e saída dos alunos, auxiliar na gestão e distribuição da merenda escolar, entre outros. Na área da Saúde, a identificação do paciente logo na entrada do hospital permitiria o acesso direto ao histórico médico, além de facilitar o reconhecimento de pessoas que chegam desacordadas e sem documentos, possibilitando o contato rápido com familiares.

Outra questão apontada por Souza envolve a desburocratização dos serviços a partir da integração da base de dados biométricos. Segundo ele, uma pessoa que acabasse de renovar sua carteira de identidade não precisaria coletar novamente seus dados em uma unidade do Detran para renovar sua Carteira de Habilitação. Bastaria apenas requerer a renovação, já que os dados seriam extraídos da base da Perícia Oficial e vice-versa.

“É um projeto com grande potencial para aprimorar os serviços públicos oferecidos aos cidadãos, que precisariam apenas da sua digital para ser reconhecido pelos órgãos públicos estaduais”, destaca.

Participaram da reunião representantes da Polícia Científica, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Detran, Ciasc e da Controladoria Geral do Estado.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!