Notícia no Ato

Defesa Civil Municipal entrega itens de assistência humanitárias para as famílias que estavam desabrigadas pelas chuvas em Lages

Em Lages todos os abrigos públicos temporários foram desativados após a inundação das últimas chuvas

A Prefeitura de Lages, por meio da Defesa Civil Municipal, finalizou a entrega dos itens de assistência humanitária para as famílias que estavam nos abrigos temporários devido às constantes chuvas da última semana. Os kits foram disponibilizados pela Defesa Civil do Estado.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, João Eduardo da Silva Pacheco (Sargento Pacheco), os kits chegaram em Lages na madrugada de sábado (7 de maio) e de forma imediata a Defesa Civil já iniciou a distribuição para as famílias e pessoas mais afetadas pelas chuvas. “O prefeito Ceron foi muito claro que a nossa prioridade na assistência às pessoas afetadas de alguma forma com as chuvas seria a proteção das mesmas. Por isso, todas as secretarias municipais agiram de forma conjunta e organizada com a Defesa Civil para minimizar os impactos causados pela inundação”, comenta.

Os itens distribuídos para as pessoas contêm: kit acomodação (1colchao,1travesseiro,1lencol e uma fronha); kit Limpeza (balde, rodo, vassoura, sacos de lixo, esponjas, luvas e água sanitária); e cesta básica. Em Lages todos os abrigos públicos temporários foram desativados após a inundação das últimas chuvas. Apenas duas famílias que tiveram suas casas interditadas pela Defesa Civil não puderam retornar às suas residências devido a deslizamentos de terra no bairro Santo Antônio.

A partir dessa segunda-feira (9 de maio) as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e da Defesa Civil farão a coleta de dados das famílias que estavam desalojadas (que estavam nas casas de parentes e amigos) e desabrigadas (que estavam nos abrigos temporários).

A Defesa Civil Municipal continua com o trabalho de cadastramento, mapeamento e atendimento às pessoas afetadas pelas chuvas da última semana. Nos próximos dias serão divulgadas informações referentes a decretação e possível liberação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pela Caixa Econômica Federal, apenas para as pessoas afetadas pelas chuvas e outras informações pertinentes.

Texto: Ari Junior

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!