Notícia no Ato

Chuvas volumosas: Nível do rio Carahá está baixando lentamente

Prefeito Ceron assinou Decreto de situação de Emergência, em Lages, nessa quinta-feira (5 de maio)

A Prefeitura de Lages, por meio da Defesa Civil Municipal, emitiu às 18h27, dessa quinta-feira (5 de maio) um relatório atualizado dos dados técnicos, números de atendimentos, ocorrências, desabrigados e desalojados no município por conta das constantes chuvas desta semana.

No relatório destaque para o nível do rio Carahá que está baixando de forma lenta. Após uma estabilidade de 5,77 metros acima do nível considerado normal, agora as medições oficiais mostram 5,64 metros (às 19h06).

Em parceria com as lideranças comunitárias e religiosas foi aberto mais um abrigo para as pessoas atingidas pelas chuvas em Lages. A Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Assistência Social e Habitação ativaram o abrigo do bairro Ferrovia, na Igreja Católica. Agora são quatro abrigos públicos. No total, 93 pessoas estão desabrigadas (abrigo bairro Habitação 27 pessoas; abrigo bairro Caça e Tiro 17 pessoas; abrigo Centro Dia do Idoso bairro Centenário 37 pessoas e abrigo bairro Ferrovia 12 pessoas).

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, João Eduardo da Silva Pacheco (Sargento Pacheco), são 158 pessoas desalojadas que estão nas casas de parentes e amigos. Já 564 pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas volumosas em Lages. “O prefeito Ceron assinou o decreto de situação de Emergência nessa quinta-feira. A Defesa Civil de Lages conta com o apoio de todas as secretarias do município para as ações, além da Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e guarnição do Helicóptero Águia 4. Temos o apoio também do quadro de voluntariado formado nos anos de 2019 e 2020 pela Defesa Civil Municipal”, comenta.

Nas próximas horas a Defesa Civil de Lages, com o Decreto de situação de Emergência, irá solicitar à Defesa Civil do Estado itens de assistência humanitária para entregar às famílias desabrigadas e que já poderão retornar para suas casas com a diminuição do nível das águas.

 Texto: Ari Junior/Fotos: Divulgação Defesa Civil  

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!