Notícia no Ato

Secretaria Municipal de Saúde de Lages realiza atividades com grupos de gestantes

Unidade Básica de Saúde do bairro Centenário iniciou hoje o primeiro encontro do grupo de gestantes deste ano

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as atividades em grupos são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), depois de dois anos sem, devido à Covid-19. Estas reuniões são realizadas nas UBS´s do município.

A Unidade Básica de Saúde do bairro Centenário retornou com a reunião nessa sexta-feira (29), às 13h30. A UBS abrange também os bairros Santo Antônio, São Luís e Morro Grande, atendendo em média 60 gestantes, sendo elas 40 da área 5 e 20 da área 4. A ideia para a realização destes encontros teve início devido ao grande número de gestantes.

O espaço promoveu uma troca de experiências entre as gestantes, conversa contando com métodos terapêuticos alternativos, orientações sobre a importância do pré-natal, da medicação e do acompanhamento durante a gestação. 

“Durantes esse primeiro ano em que estive aqui, passaram por mim inúmeras gestantes e eu pude observar as fragilidades que elas possuem. A finalidade do nosso encontro é repassar para essas mulheres o maior número de informações possíveis , complementando as consultas de pré natal, que duram em média 40 minutos à uma hora,  por isso esses encontros se tornam tão importantes” esclarece a enfermeira, Juliana Barbosa Vieira.

Além da enfermeira Juliana, a ação contou com a participação de outra profissional da área com formação em Doula, que caracteriza-se por ser uma assistente de parto, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher, Jéssica Silveira.

O objetivo principal desses atendimentos é que as gestantes esclareçam suas dúvidas sobre seus direitos e deveres, e saiam de lá com o conhecimento necessário de toda sua gestação, pós-parto e também o pós-nascimento da criança. Futuramente serão realizados novos encontros, nos meses de julho e novembro pela UBS Centenário e demais unidades que aderirem a esta atividade.

Texto: Rafaela Machry/Fotos: Emellin Camargo e Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!