Notícia no Ato

Presidente da OAB/SC dá posse nesta sexta-feira (1°/4) à nova Diretoria das Subseções de São Joaquim e Lages


Cláudia Prudêncio também debaterá com a advocacia da região as ações da Seccional para a classe e a sociedade

CRÉDITO FOTO: Isis Lacombe
LEGENDA FOTO: Presidente da OAB/SC também irá debater ações da gestão com a advocacia da região


A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, tem agenda nesta sexta-feira (1°/4) em São Joaquim e Lages, onde dará posse às novas diretorias das Subseções locais, eleitas no fim do ano passado. Ela também debaterá com a advocacia da região serrana as ações que vêm sendo empreendidas pela Seccional para a classe e a sociedade.

Em São Joaquim a solenidade de posse será às 10h30, na Casa da Cultura (Praça Cesário Amarante s/n°), quando assumirá a presidência da OAB local o advogado Eugenio Hugen Pagani. Em Lages tomará posse no comando da OAB local o advogado Marco Antônio Souza Arruda, em evento às 19h, na Sede Social da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos do Planalto – AEA (BR-282, Nº 2.000, Bairro Passo Fundo, ao lado da sede social da OAB).

A região serrana tem ainda importante representação na Seccional catarinense. O ex-presidente da OAB de Lages, Rodrigo Goetten, foi eleito ano passado ao cargo de secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), que tem na presidência o advogado Juliano Mandelli.

Valorização da advocacia é prioridade

Cláudia também apresentará à advocacia da região o andamento das ações da atual gestão, tendo como foco principal avançar e seguir transformando e modernizando a OAB/SC. Uma das conquistas recentes mais importantes foi a constituição de um grupo de trabalho integrado pela Seccional, Poderes Executivo e Judiciário, para realizar os estudos que irão viabilizar aumento de recursos no fundo que mantém o serviço de Assistência Judiciária Gratuita (AJG) no Estado. Mais de 180 mil pessoas já foram atendidas gratuitamente em menos de três anos pelos advogados dativos.

Esta semana, o presidente do Tribunal de Justiça catarinense, João Henrique Blasi, também anunciou à presidente da OAB/SC aumento de 10,8% na tabela de honorários da advocacia dativa. Somando um quadro de aproximadamente 10 mil profissionais no Estado, sendo 1.229 na Comarca de Lages e 963 na Comarca de São Joaquim, os dativos prestam relevante serviço de promoção do acesso à Justiça, ao atenderem a população hipossuficiente onde a Defensoria Pública não consegue, já que esta só possui estrutura em 24 das 111 Comarcas.

A meta da OAB/SC é triplicar o valor da tabela dos dativos, o que deve ocorrer com incremento do fundo AJG, pois ela ainda está muito aquém da tabela de honorários da OAB/SC. “Estamos trabalhando conjuntamente em busca de mais conquistas para a nossa classe, sem descuidar de nossos compromissos com a sociedade, sempre com o objetivo de inovar e modernizar a Seccional”, destaca a presidente.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!