Militares do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados – SFPC, do 1º Batalhão Ferroviário, intensificam a fiscalização em estabelecimentos comerciais de armas e munições, por meio da Operação Elmo I. O objetivo é reprimir e inibir ocorrências de ilícitos ou irregularidades envolvendo produtos controlados. Só no ano passado, foram concedidos mais de 26 mil Certificados de Registro para pessoa física e cerca de 1.500 para pessoa jurídica, na área da 5ª região Militar.
Oito empresas foram inspecionadas, no município de Lages-SC.Foram analisados pelos fiscais do Exército processos e registros de entrada e saída de material nos locais de venda, a documentação e se o sistema usado obedece a legislação vigente. Nenhuma irregularidade foi encontrada.
Com a intensificação das ações, os comerciantes têm a oportunidade de receber orientações e tirar dúvidas sobre o comércio desses materiais vendidos, como armas de fogo, munições, explosivos e fogos de artifício, por exemplo.