Notícia no Ato

Tarifa de saneamento sanitário começará a ser cobrada pela Semasa a partir de março para os moradores do Complexo Araucária

Habitantes devem prestar mais atenção à fatura no próximo mês para estar inteirados desta novidade

A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), autarquia ligada à Prefeitura de Lages, informa à população residente nos bairros e loteamentos pertinentes à região atendida pelo Complexo Araucária (sistema de coleta e tratamento de resíduos sanitários) que a partir de março deste ano será iniciada a cobrança da tarifa de saneamento básico. O sistema está em operação plena há dois anos, contudo, a cobrança não havia sido implantada em razão dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, gerador da doença Covid-19. O Complexo Araucária beneficia em torno de 25 mil moradores de 11 bairros e loteamentos da região Sul da cidade: Santa Catarina, Santa Clara, Novo Milênio, Araucária, Preá, Bela Vista, Promorar, Centenário, Santo Antonio, São Luiz e Morro Grande, e o Presídio Masculino de Lages, no Morro das Pedras.

Os critérios de cobrança seguirão o regulamento da Semasa. A tarifa de pagamento de esgoto será faturada na proporção de 80% da tarifa de fornecimento de água potável nos imóveis de todas as ruas e avenidas que possuam redes coletoras disponíveis.

A ligação da saída dos resíduos à caixa de inspeção de esgoto providenciada e proporcionada pela Semasa no passeio público em frente ao respectivo lote é de responsabilidade dos proprietários/moradores dos imóveis residenciais e comerciais. Não está permitida a ligação do sistema de escoamento de água pluvial (chuva) ao sistema de esgoto.

Em caso de dificuldade de localização da caixa de inspeção de esgoto ou com a finalidade de dirimir dúvidas e absorver informações complementares sobre a existência de rede coletora acessível no logradouro, o cidadão pode entrar em contato com a Semasa: 115 (ligações telefônicas)/3380-3100 (ligações telefônicas e WhatsApp). “A tarifa tem o objetivo de custear a execução dos serviços e, como consequência, oferecer um trabalho de qualidade e de prevenção à saúde das pessoas”, justifica o secretário municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Jurandi Agustini.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!