Notícia no Ato

Coronavírus: Prefeitura de Lages adota novas estratégias devido à alta procura por atendimento da comunidade nas estruturas de Saúde


Para se ter uma ideia nessa segunda-feira (17) foram atendidas, no total, 874 pessoas (UPA Geral e UPA Covid-19). O maior número desde a inauguração da estrutura em 2019
O prefeito em exercício, Juliano Polese, juntamente com o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, anunciou nessa terça-feira (18 de janeiro) uma série de novas medidas e estratégias da Prefeitura para o atendimento à população em Lages, no combate e prevenção à Covid-19. Isto se deve ao aumento significativo nos atendimentos à comunidade registrado nos últimos dias na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). Para se ter uma ideia nessa segunda-feira (17) foram atendidas, no total, 874 pessoas (UPA Geral e UPA Covid-19). O maior número desde a inauguração da estrutura em 2019.
“Esta é uma adaptação pelo atual cenário da pandemia no município. O volume de casos ativos cresce a cada dia. As projeções dos secretários municipais da Saúde e do Estado é que nos próximos dias os números sejam ainda maiores, podendo chegar na casa dos 80 mil casos ativos de Covid-19, em Santa Catarina”, explica o prefeito em exercício, Juliano Polese.
Para o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, caso as projeções se confirmem, para os próximos dez dias, em nível estadual, e Lages também registre mais um aumento considerável de casos ativos, muito provavelmente a estrutura de saúde não terá condições de garantir atendimento à demanda. “Isto não acontece só em Lages. É um problema nacional e que devemos estar atentos e colocar em prática novas medidas para bem atender quem necessita. Devemos levar em conta também que a disponibilidade de profissionais da saúde está baixa, o que dificulta, neste momento, o andamento dos trabalhos. Todos estão empenhados para garantir atendimento à população”, comenta.


Novas medidas

Centro de Testagem para a Covid-19 não atenderá o público a partir dessa quarta-feira
Com base no ofício curricular nº 005/2022, de 17 de janeiro de 2022, da Secretaria de Estado da Saúde – Superintendência de Vigilância em Saúde – que segue a recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), não é recomendada a testagem (TR-AG) Teste Rápido de Antígeno, nas pessoas assintomáticas (que não possuem sintomas da Covid-19), como requisito para sair de isolamento e como pré-requisito para participação em eventos ou estabelecimentos que exijam.
Seguindo esta recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde e do Governo do Estado, Lages não estará mais disponibilizando este tipo de testagem, a partir desta quarta-feira (19 de janeiro), no Centro de Testagem, do calçadão da praça João Costa.
Com isso, em virtude da alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19, no momento, e devido a escassez de insumos para a realização desses exames, ressalta-se a necessidade de uso racional dos testes, seguindo recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde.
De forma, ressalta-se novamente, que no momento atual, a realização de testagem não é recomendada para as seguintes situações:
• Em indivíduos assintomáticos (inclusive contatos);
• Como requisito para sair do isolamento;
• Como pré-requisito para participação em eventos ou estabelecimentos que exijam.
Estas recomendações deverão ser seguidas até o momento que a disponibilidade de testes seja regularizada, ocasião em que novas orientações serão encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde.


Suspensão dos atendimentos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde


A partir desta quarta-feira (19) estão suspensos os atendimentos eletivos e considerados de rotina nas Unidades Básicas de Saúde de Lages. As Unidades atenderão até o dia 28 de janeiro somente casos de urgência e emergência, assuntos relacionados à Covid-19 e casos de síndrome respiratória aguda grave, gestantes, recém-nascidos, e puérperas (as mulheres que estão passando pelo puerpério, período pós-parto que se inicia logo após a saída da placenta, fato que ocorre quando a mulher dá à luz e dura de 40 a 45 dias). “São ações e estratégias que deverão aliviar o número de atendimentos na UPA. Com isso, devemos melhorar o atendimento prestado à comunidade”, salienta o prefeito em exercício, Juliano Polese.


Estudo para reativação do Centro de Triagem, no Tito Bianchini

O prefeito em exercício Juliano Polese confirmou ainda, que a Secretaria Municipal da Saúde trabalha em estudos, levando em consideração as projeções de nível estadual e o cenário local, para a reativação do Centro de Triagem, no Tito Bianchini, nos próximos dias. A data de anúncio será nesta sexta-feira (21 de janeiro).
A vacinação que atualmente está sendo feita neste local, deverá ser transferida para o espaço Cultural Aristiliano Ramos, no calçadão da praça João Costa (local do até então Centro de Testagem). Neste caso também, A data de anúncio será nesta sexta-feira (21 de janeiro).


Cronograma vacinal de crianças e adultos não mudará

O atual cronograma vacinal não sofrerá mudanças em Lages. “Vamos continuar com o mesmo sistema e organização que está dando certo. Se mudarmos o local de vacinação do Tito Bianchini a comunidade será informada com antecedência”, conclui o prefeito em exercício, Juliano Polese.

Texto: Ari Junior

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!