Notícia no Ato

Prefeito em exercício, Juliano Polese, define estratégias, com secretários, para ações de amenização dos efeitos da estiagem em Lages


Um Caminhão Pipa irá distribuir água nas propriedades rurais afetadas pela estiagem e que estão devidamente cadastradas junto à Secretaria da Agricultura e Pesca e Defesa Civil. A ação deve iniciar nos próximos dias


O prefeito em exercício, Juliano Polese, fez uma reunião, na tarde desta segunda-feira (17 de janeiro) com os secretários municipais da Agricultura e Pesca, Thiago Henrique Cordeiro, de Águas e Saneamento (Semasa), Jurandi Agustini, da Assistência Social e Habitação Jean Pierre Ezequiel e o executivo da Defesa Civil Municipal, João Eduardo da Silva Pacheco (Sargento Pacheco). Na pauta as definições de ações para amenização dos efeitos causados pela estiagem no município.
Segundo o prefeito em exercício, Juliano Polese, as secretarias competentes irão reunir os dados técnicos e irão repassar para a Defesa Civil Municipal. Após este processo, a Defesa Civil irá oficializar um documento para homologação do Governo Estado de reconhecimento do decreto de Emergência, devido à estiagem no município. “A situação já nos preocupa tanto para os produtores rurais que sofrem com a falta da chuva, quanto na captação de água no rio Caveiras. Portanto, vamos fundamentar este decreto de Emergência nos próximos dias para que o governo estadual homologue e possamos acessar recursos que ajudarão nas ações de amenização dos efeitos da estiagem”, diz.
O prefeito em exercício lembra ainda, que a comunidade pode colaborar com ações de economia da água. “Pedimos que as pessoas não desperdicem água com a lavação de carros, calçadas e muros. O calor dos últimos dias está forte, mas também temos que economizar com o enchimento das piscinas entre outras atividades que podem desperdiçar água neste momento de estiagem”, salienta Juliano.
Cadastro das famílias do interior afetadas pela estiagem
A Secretaria da Agricultura e Pesca, da Prefeitura, trabalha no cadastramento das propriedades rurais que apresentam falta de água potável para consumo humano. Esta iniciativa considera os efeitos da estiagem e as chuvas abaixo da média neste período do ano e, consequentemente, a seca de nascentes e de outros pontos de coleta de agua potável em diversas localidades do interior de Lages. O secretário, Thiago Henrique Cordeiro, explica que a comunidade afetada deve fazer contato com a Secretaria de Agricultura e Pesca, no telefone (49) 3019 7476, para apresentação de dados da propriedade e do proprietário.
Caminhão Pipa levará água para famílias nas localidades do interior
Outra definição desta reunião é que um Caminhão Pipa irá distribuir água nas propriedades rurais afetadas pela estiagem e que estão devidamente cadastradas junto à Secretaria da Agricultura e Pesca e Defesa Civil. A ação deve iniciar nos próximos dias. Este caminhão está sendo equipado com recursos próprios da municipalidade.

Texto: Ari Junior/Foto: Paulo Marques     

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!