Notícia no Ato

Prefeito em exercício, Juliano Polese, recebe o novo coordenador técnico das equipes do Leoas da Serra e Lages Futsal, Fernando Ferretti

“Lages tem uma excelente estrutura para a prática do futsal. O ginásio Jones Minosso é uma referência. Esta cidade tem uma atenção muito especial com o futsal, masculino e feminino, times vitoriosos. Temos a responsabilidade de continuar este trabalho de referência. O público lageano gosta muito de futsal, uma bonita tradição da cidade”, Fernando Ferretti

Na manhã desta sexta-feira (7 de janeiro) o prefeito em exercício, Juliano Polese, recebeu no gabinete o novo coordenador técnico do time Leoas da Serra e do Lages Futsal, o técnico mais vitorioso da história da modalidade, Fernando Ferretti. Na oportunidade da apresentação estiveram presentes também o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Renato Nunes de Oliveira Junior (Renatinho), a presidente do Leoas, Gi Morena, o presidente do Lages Futsal, Lessandro Machry e demais integrantes das diretorias das equipes.

Ferretti, que é também o atual coordenador técnico da Seleção Brasileira de Futsal, chega com a missão de organizar o trabalho esportivo dentro e fora das quadras dos dois times que representam a cidade em diversos campeonatos em nível estadual, nacional e internacional. Ele falou também, que uma das prioridades será o trabalho nas categorias de base com atletas locais, de até 20 anos de idade. “Lages tem uma excelente estrutura para a prática do futsal. O ginásio Jones Minosso é uma referência com a realização de grandes jogos, em diversas modalidades. Esta cidade tem uma atenção muito especial com o futsal, masculino e feminino, times vitoriosos. Temos a responsabilidade de continuar este trabalho de referência. O público lageano gosta muito de futsal e temos que prosseguir com esta bonita tradição da cidade. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar”, comenta Ferretti.

Para o prefeito em exercício, Juliano Polese, Lages inicia um novo ciclo no futsal profissional. “Ferretti tem experiência necessária para fazer um excelente trabalho como coordenador técnico dos dois times. Conquistamos resultados espetaculares no ano passado com o Leoas e o Lages Futsal. Teremos novos desafios, mas que iremos disputar de igual para igual com as demais equipes”, salientou.

Os presidentes dos dois times, Leoas da Serra e Lages Futsal, Gi Morena e Lessandro Machry (respectivamente), agradeceram o apoio da Prefeitura neste novo projeto. “O esporte de Lages vive uma nova fase. Juntos, iniciativa privada e poder público contribuem para o desenvolvimento do futsal lageano”, comentou Gi Morena.

Um pouco sobre Fernando Ferretti      

Fernando Ferretti é um dos mais importantes técnicos do Futsal no mundo. Atual Coordenador Técnico da Seleção Brasileira de Futsal já atuou no ADJ Jaraguá (Jaraguá do Sul, Santa Catarina), ex-treinador das Seleções de Futsal do Brasil, Paraguai e Guatemala, orgulha-se de ser o técnico onze vezes campeão da Taça Brasil de Clubes, Tetra Campeão da Super Liga de Futsal, Pentacampeão da Liga Futsal e Pentacampeão da Taça Libertadores de América de Futsal.

Natural do Rio de Janeiro é graduado em Educação Física pela Universidade Castello Branco e em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da ASCE/RJ. Com uma carreira profissional invejável, dirigiu e consagrou equipes como a Malwee Jaraguá do Sul, SER Tigre (Joinville), a SER Perdigão (Videira), o Vasco da Gama (RJ), Banfort (CE), KRONA Futsal (SC), o Mitsubishi Ceuta, e outras.

Por onde passou adicionou títulos à sua longa lista de conquistas, destacando-se como: Penta Campeão da Taça Brasil de Clubes (Perdigão-1990, Ceará-1991, Impacel/PR-1994, ADC GM de S.C.do Sul/SP-1998 e Santa catarina-2001),Tetra Campeão Sul-Americano de Futsal (Perdigão/SC – 1988, 1989, 1990 e Impacel/PR-1993), Octacampeão Estadual (PR em 1986 e 1993, SC em 1987, 1988 e 1989, PE em 1990, SP em 1987, RJ em 1999).

Pela Seleção Brasileira de Futsal Adulto Profissional, equipe que dirigiu deste setembro de 2001, alcançou os títulos de Campeão do Mundialito de Futsal – Joinville/SC – 2001, Campeão da Copa das Nações – Fortaleza/CE-2001, Medalha de Ouro nos Jogos Sul Americanos – Rio de Janeiro / RJ – agosto 2002, Campeão da Copa Latina de Futsal – Fortaleza/CE – setembro de 2002, Campeão da Piramid’s Cup – Cairo/ Egito – novembro de 2002 e Bicampeão da Copa Latina de Futsal, em maio de 2003.

Com diversos trabalhos publicados nas mais diferentes mídias é autor do DVD Jogos para Treinamento de Futsal’, ‘Futsal – Treinamentos para Goleiros’, DVD Futsal Para Crianças, DVD – Princípios Básicos da Marcação Quadrante e DVD Jogadas de Bola Parada, além de manter uma página na Internet com temas livres para técnicos e interessados em Futsal. Fernando Ferretti ministra cursos para profissionais deste esporte, tanto no Brasil como no exterior e o mais importante Estágio para Treinadores de Futsal, com 24 turmas realizadas desde 2006, tendo capacitado quase 2.000 treinadores, neste período.  

(Fonte: site ferrettifutsal.com)

Texto: Ari Junior /Fotos: Toninho Vieira e Greik Pacheco

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!