Notícia no Ato

IFSC abre inscrições para cursos de qualificação profissional na Serra Catarinense

Estão abertas até 25 de janeiro de 2022 as inscrições para três cursos de qualificação profissional que serão ofertados na Serra Catarinense (Câmpus Lages e Urupema). São 90 vagas no total para cursos inteiramente gratuitos, sem taxa de inscrição e com seleção por sorteio público. No edital, também há vagas para cursos de outros câmpus que também terão início no próximo semestre. Confira os cursos disponíveis na Serra:

Lages

Organizador de Eventos: 30 vagas, aulas às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã, entre março e abril de 2022. O curso é presencial e o pré-requisito para concorrer a uma das vagas é ter o Ensino Médio completo. A carga horária total é de 60h.

Urupema

Fitorreguladores para Frutíferas: curso na modalidade a distância com 40 vagas. Serão 40h de qualificação entre março e maio de 2022 e o pré-requisito é ser alfabetizado e ter idade mínima de 16 anos completos até a data de matrícula.

Enologia: Será ministro de forma à distância, mas com atividades remotas (síncronas) às terças-feiras no período noturno. São 60h de qualificação e o pré-requisito também é ser alfabetizado e ter idade mínima de 16 anos completos até a data de matrícula. As aulas serão de março a julho de 2022.

Como se inscrever:

As inscrições são pelo Portal de Inscrições. Ao acessar o sistema, o interessado deve:

– selecionar a opção “Quero me inscrever”;

– escolher o câmpus ofertante do curso que pretende fazer;

– selecionar o curso;

– preencher todos os dados solicitados;

– conferir todos os dados; e

– salvar o comprovante de inscrição.

Não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que será por sorteio público. Veja o vídeo com o passo a passo para a inscrição.

<iframe width=”100%” height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/dKVFecpvZWE” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Sobre os cursos

Os cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada) são de curta duração, voltados para formação e aperfeiçoamento profissional. O curso de Organização de Eventos destina-se a interessados que possuam Ensino Médio completo como pré-requisito. As aulas serão no período noturno às sextas-feiras e matutino aos sábados, de março a abril de 2022.

“Os alunos terão a parte prática num evento real, que é o VI Congresso Internacional de Branding, que será realizado em Lages no ano que vem e que conta com o IFSC na sua organização. Então vai ser um curso bem focado na parte prática.”, comenta o professor Thiago Meneghel, coordenador do curso.

Já o curso de Fitorreguladores para Frutíferas vai ser um curso com objetivo de qualificar profissionais/produtores das áreas da agrárias sobre o uso de fitorreguladores nas principais espécies frutíferas de clima temperado da Região Serrana. “Fitorreguladores são substâncias que possuem efeitos de hormônios vegetais nas plantas, podem estimular ou reduzir a síntese de hormônios ou mimetizar o efeito. São amplamente usados na fruticultura para diversas ações como raleio de frutas, atraso ou adiantamento do amadurecimento de frutas, quebra de dormência, redução do crescimento de ramos, dentre outros.”, explica o professor Rogério de Oliveira Anese, coordenador do curso. O professor comenta que os alunos terão uma base sobre fisiologia vegetal e os produtos (fitorreguladores) existentes no mercado para as culturas.

No curso de Enologia os estudantes terão noções básicas de Enologia e Vinificação e irão desenvolver habilidades para a atuação na indústria vinícola quanto às diferentes etapas do processamento da uva para produção de vinhos.

“É um curso totalmente teórico, até em função do quadro ainda de atividade não presencial. Nossa ideia é promover o conhecimento técnico do estudante em relação às etapas de produção de vinhos e ampliar as oportunidades de emprego e renda do estudante residente na região serrana de Santa Catarina.”, explica Carolina Panceri, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Urupema e coordenadora do curso.

Processo seletivo, resultado e matrículas

A seleção para todos os cursos do Edital 12/2022-1 será por sorteio público, realizado às 15h30 do dia 1º de fevereiro de 2022. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 8 de fevereiro a partir das 18h. As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas de 9 a 14 de fevereiro, com o envio, pela internet, da documentação prevista no edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital.

Segunda chamada

Caso não sejam preenchidas todas as vagas após as matrículas da primeira chamada, será realizada segunda chamada no dia 21 de fevereiro. Na segunda chamada, os candidatos serão convocados para matrícula seguindo a ordem do sorteio realizado em 1º de fevereiro e, portanto, não é necessário fazer nova inscrição. As matrículas de quem estiver na segunda chamada serão feitas nos dias 22 a 25 de fevereiro.

Para saber os cursos nos outros câmpus do IFSC pelo estado, clique aqui.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!