Notícia no Ato

“Dia D” da vacinação contra a Covid-19 e a Influenza será neste sábado (18)


O esquema vacinal contra a Covid-19 terá modificações com a chegada do período de fim de ano, em Lages. O Centro de Vacinação Tito Bianchini atenderá a população elencada até este sábado (18 de dezembro). Os trabalhos das equipes imunizantes, no Tito Bianchini, retornam no dia 3 de janeiro de 2022
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, disponibilizam mais uma oportunidade de vacinação para a população de Lages. Trata-se do último “Dia D” do ano para a imunização contra a Covid-19 e a Influenza (gripe). Esta ação será realizada neste sábado (18 de dezembro), das 8h às 13 horas, no Centro de Vacinação Tito Bianchini.
Recentemente o Ministério da Saúde atualizou as recomendações a respeito das vacinas e decidiu que não exigirá mais o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e a Influenza, portanto as duas vacinas poderão ser feitas no mesmo dia e local.
Grupos elencados
Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada contra a Covid-19. Todos os adultos com 18 anos ou mais, que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses ou tenham recebido a dose única há dois meses podem receber a dose de reforço.
Reforço da Janssen disponível
Lages está aplicando o reforço da Janssen. A vacinação deste laboratório em específico é feita às pessoas que receberam o imunizante, de forma homóloga, ou seja, o reforço será uma segunda aplicação com a mesma vacina (Janssen), no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.
Vacinação no Tito Bianchini, em 2021, até este sábado (18)
O esquema vacinal contra a Covid-19 terá modificações com a chegada do período de fim de ano, em Lages. O Centro de Vacinação Tito Bianchini atenderá a população elencada até este sábado (18 de dezembro), durante o “Dia D” da vacinação.
Após esta data (18/12) o Centro de Vacinação fecha e a imunização será realizada somente nas Unidades Básicas de Saúde, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde. Os trabalhos das equipes imunizantes, no Tito Bianchini, retornam no dia 3 de janeiro de 2022. “Os profissionais que atuam no Tito Bianchini serão deslocados para as Unidades de Saúde, em forma de escala. E como teremos ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro (duas sextas-feiras), as Unidades Básicas que teriam vacinação nestes dias foram antecipadas em outras datas da semana, para que não haja prejuízo no atendimento à comunidade”, explica o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!