Notícia no Ato

Estado libera R$ 9 milhões para aquisição de usina de asfalto

Em articulação pelo CISAMA há mais de cinco anos, foi assinado na manhã desta quinta-feira, (09) pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, o Termo de Convênio para aquisição de equipamentos e insumos para implantação de usina de asfalto e pavimentação de vias públicas para as prefeituras da Serra Catarinense.


A solenidade aconteceu no mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, onde o secretário anunciou, a liberação definitiva do tráfego da serra. O convênio foi rubricado também, pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – CISAMA, prefeito de Cerro Negro, Ademilson Conrado. O valor é R$ 9.062.922,60 e autoriza o CISAMA a licitar aquisição de máquinas e equipamentos para pavimentação da usina asfáltica com gestão associada através do consórcio.
De acordo com o Plano de Trabalho, são 27 itens que o CISAMA poderá licitar, ainda este ano para compor a usina. Como britador móvel, placa compactadora vibratória, rolo pneumático estático, rolo compactador vibratório e dentre outros equipamentos caminhão para transporte do espargidor.
O terreno onde será implantada a usina foi cedido pela prefeitura de Lages, no Loteamento Novo Sul, Lote 11, no bairro Ferrovia. A área terá 3.108,56 metros quadrados de extensão e o prazo de concessão de uso é de 20 anos, podendo ser renovado.
O secretário Thiago Vieira agradeceu ao prefeito Antônio Ceron, pela parceria e disse que esta é mais uma demonstração do governo municipalista de Carlos Moises. “Sabemos das dificuldades destes municípios, suas longas extensões e da necessidade de uma usina dessas. Agora o CISAMA já pode licitar as aquisições de equipamentos”, declarou, lembrando que a economia aos municípios será de até 40% com a usina própria.
Para o presidente do CISAMA, a usina representa um salto na qualidade de vida da população. “Ainda é comum poeira e lama em nossos municípios, mas com este aporte do Estado daremos uma resposta que nossas comunidades tanto almejam que é ter vias pavimentadas. Nosso sentimento é de gratidão ao governo do Estado”, disse Ademison Conrado.
Os recursos são provenientes do programa SC+Asfalto, lançado em agosto passado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. A usina de asfalto projetada pelo CISAMA, terá capacidade de produção de 120 toneladas de asfalto por hora. Com os custos reduzidos nos serviços de pavimentação asfáltica de acessos e vias rurais e urbanas.
A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) será parceira do projeto contribuindo com o controle tecnológico do asfalto produzido, através do laboratório de pavimentos montado dentro da universidade, destinado ao curso de Engenharia Civil. Vários prefeitos prestigiaram a solenidade, inclusive o coordenador regional do governo Lucas Neves. O prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto agradeceu mais esta ação do governo Carlos Moises para com a Serra Catarinense.

Créditos: Jenni Thomaz

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!