Notícia no Ato

Mercado Público de Lages reabre oficialmente suas portas à comunidade

Nova referência de turismo na Serra Catarinense e ponto de encontro dos lageanos, quem visitar o Mercado Público de Lages irá encontrar 40 boxes muito bem distribuídos entre produtos coloniais e regionais

Acabou a contagem regressiva. Finalmente o gigante adormecido por mais de doze anos abre novamente suas portas à comunidade. Imponente, robusto e ao mesmo tempo moderno, o Mercado Público de Lages superou as expectativas dos serranos que esperavam ansiosos por sua reabertura. A solenidade de reinauguração aconteceu na manhã deste sábado (4 de dezembro), com a presença do prefeito Antonio Ceron e vice Juliano Polese, do governador Carlos Moisés da Silva, autoridades, convidados e a população que não deixou de marcar presença num momento tão importante na história da cidade. O evento contou com todos os protocolos sanitários de prevenção à disseminação do novo coronavírus.

Um dos momentos mais emocionantes foi o desenlace da fita inaugural, quando o prefeito e o governador abriram oficialmente as portas do Mercado, recepcionados com a apresentação do Barbicacho Dança Show, com danças do ciclo do tropeirismo e bombo leguero. Outro ponto marcante da solenidade foi a execução do hino de Lages, interpretado pelo músico tradicionalista Éder Goulart. “Este é um momento importante e histórico que relembra a trajetória de Lages. No Mercado Público iniciou a vida empresarial e de negócios do município, com a política sempre presente. Agradeço a todos que contribuíram para que esta reabertura fosse possível e aos que continuarão na gestão, sempre respeitando a cultura do nosso povo serrano”, declara o prefeito Antonio Ceron.

Nova referência de turismo na Serra Catarinense e ponto de encontro dos lageanos, quem visitar o Mercado Público de Lages irá encontrar 40 boxes muito bem distribuídos entre produtos coloniais e regionais. Mais de cem famílias lageanas estão envolvidas para abastecer os boxes, fomentando a Agricultura Familiar da região.

Além da comercialização de hortifrútis, o Mercado conta com alimentação/cafeteria; bebidas; produtos coloniais;mercearia; barbearia;açougue; bomboniere/tabacaria; souvenirs/livraria/sebo; padaria/confeitaria; sorveteria; vinhos coloniais/altitude; artigos de caça, pesca e camping; artefatos de couro/selaria e vestuário tradicionalista; bebidas/fiambreria; chocolateria/cafeteria e um mezanino com restaurante, que ainda será instalado.

A restauração do Mercado Público de Lages contou com investimento de aproximadamente R$7,2 milhões na obra física, fora aquisição de equipamentos. “Nossa meta é colocar a Serra Catarinense como um dos principais destinos turísticos do Estado. Seguiremos investindo muito na região”, destaca o governador Carlos Moisés.

Em agradecimento, o governador recebeu das mãos do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro, uma cesta com produtos coloniais.

O Mercado Público foi montado para ser uma vitrine de produtos e serviços regionais bem no centro da cidade, com valorização das matérias-primas locais. Estará em funcionamento todos os dias da semana – de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h, e aos domingos e feriados, das 8h às 18h.

Mais duas ruas serão asfaltadas

Durante a solenidade e aproveitando a presença do governador do Estado, Carlos Moisés, o prefeito Antonio Ceron homologou a ordem de serviço para o asfaltamento de mais duas ruas em Lages. As ruas Osvaldo Aranha e a Lúcio Cardoso, ambas do bairro Santa Catarina e com trânsito de transporte coletivo receberão camada asfáltica em breve. Serão asfaltados cerca de 1.200 metros de extensão com investimento de R$2,5 milhões do Governo do Estado.

A história do comércio em Lages inicia-se na época das tropeadas

Onde hoje é a Praça Vidal Ramos Sênior e o Terminal Urbano era chamado de Praça da Cavalhada ou Praça do Manejo, nesse local os produtores rurais e pequenos comerciantes vendiam as suas mercadorias e realizavam os seus negócios.
Em 1875, o engenheiro Ruben Cleary apresenta o projeto do Mercado Público à Câmara Municipal que o aprova. No ano de 1879 é então inaugurado o primeiro prédio do Mercado Público de Lages, ao lado da Praça Vidal Ramos Sênior.
Em 1897, na administração do Superintendente Vidal José de Oliveira Ramos Junior, passou por uma reforma estrutural, sendo reinaugurado em 29 de setembro de 1889.
Sob a superintendência de Vidal Ramos Junior, houve a necessidade de transferência no prédio do primeiro mercado para a edificação localizada na esquina da Rua Quintino Bocaiúva com a Rua Presidente Nereu Ramos (Rua XV de Novembro na época).
Contrastando com a arquitetura tradicional, o Suíço Wolfgang Ludwig Rau, enquanto projetista de inúmeras construções pelo estado de Santa Catarina e pelo Mercado Público de Lages, traz como proposta moderna, uma figura feminina imponente, referenciando sua paixão por Anita Garibaldi. Como símbolo de progresso e modernidade, é então construído o novo prédio do mercado público em ART DÉCO entre 1940 e 1948.
Através da Lei Ordinária nº 141/1963, Wolny Della Rocca, prefeito do município, sanciona a lei que autoriza a reconstrução do prédio do Mercado Público Municipal.

Interdição e doze anos de espera

Em abril de 2009, por medidas de segurança, o patrimônio, com muitos problemas estruturais precisou ser interditado.Teve inicio em 2014 o lançamento de concurso público para a escolha de um projeto arquitetônico que atendesse a todos os requisitos propostos para a conservação histórica e tradicional do patrimônio, porém, com uma perspectiva moderna.
No ano de 2018, através de processo licitatório, foi definida a empresa que seria responsável pela revitalização e restauro do prédio do Mercado Público Municipal.
No intuito de manter viva a memória e as tradições legadas e conquistadas na trajetória do Mercado Público Municipal de Lages, em 2021, as administrações Municipal e Estadual viabilizaram recursos para que o Mercado Público se tornasse realidade e fosse devolvida a comunidade lageana totalmente revitalizado capaz de resgatar a história, a cultura, a arte e as tradições do povo serrano.
Fonte: Museu Histórico Thiago de Castro/Fundação Cultural de Lages

Programação Musical do Mercado Público de Lages
De 04 a 12 de dezembro de 2021
Sábado 04-12
13h00- The Black Trio (pagode)
15h00 – Leandro Marx
17h00 – Paulinho Guazzelli e amigos
19h00 – DannielDvaz
Domingo – 05-12
11h00 – Marcelo Bernhard
15h00 – Alexandre Branco
17h00 – Pablo Borba e Vinícius Porto
Segunda-feira 06-12
19h00 – Rafa Ventz – Meu Brasil
Terça-feira 07-12
19h00 – Antonio Lugon, voz e piano
20h30 – Roberta Paola canta Standards
Quarta-feira 08-12
19h00 – Ariane Duarte – Pianíssimo
Quinta-Feira 09-12
19h00 – Dani Porto e Matheus Colossi
Sexta-feira 10-12
19h00 – Daniel Silva
Sábado 11-12
11h00 – Gil e Léo
16h00 – Juanita e Gabriel Dias
17h30 – Nino Salazar
19h00 – Reginaldo Farber e Hérus Silva – Nativismo
Domingo 12-12
11h00 – Augusto Nogueira- Voz e Violão.
15h00 – Gymnopeduo – Tango and Jazz Lounge Music
17h00 – Aline Amorim – Sons que me tocam

Texto: Aline Tives/Fotos: Aline Borba e Greik Pacheco

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!